COMPARTILHE A MATÉRIA NA SUA REDE
A Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) recebeu ontem (09) uma comitiva do Quênia, composta por líderes de entidades de desenvolvimento urbano dos setores público e privado. Os 12 integrantes do grupo assistiram a uma apresentação da política de habitação da Cohapar e visitaram o empreendimento que a empresa realiza aqui em Campo Magro.
O presidente da Cohapar, Mounir Chaowiche, explicou ao grupo a meta do governo Beto Richa (PSDB) para o setor habitacional. “O governador acredita que o resgate social de uma população começa por meio de moradias. É por isso que o nosso objetivo nesses quatro anos de governo é devolver a dignidade a 100 mil famílias”.
Ao ser questionado sobre possíveis parceiros na conclusão dos empreendimentos, Chaowiche afirmou que todo o trabalho da Cohapar é realizado em conjunto. “Nosso trabalho é uma união de esforços. Trabalhamos em conjunto com as prefeituras municipais, com as demais secretarias do Estado, empresas como Copel e Sanepar e temos um apoio muito forte do Governo Federal, por intermédio da Caixa Econômica”.
Para o coordenador de Políticas de Desenvolvimento Urbano do Ministério de Desenvolvimento Urbano do Quênia, Patrick Adolwa, a troca de experiências com a Cohapar foi muito valiosa. “Foi importante ver, em um contexto geral, a metodologia usada pela Cohapar na política de habitação social. Levaremos muito desta experiência para o nosso país”.
Adolwa ainda elogiou o trabalho exercido pela Cohapar a partir do Plano de Governo do Paraná (que tem como meta atender 100 mil famílias em quatro anos). “O trabalho que a companhia exerce é apenas o estopim para que essas famílias se desenvolvam. O Plano de Governo do Paraná, é muito ousado e destaca a preocupação que vocês têm com a população”.