Os moradores da comunidade rural Ouro Fino de Baixo, em Campo Magro, que são atendidos por sistema de abastecimento da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), receberam orientações sobre o uso doméstico da água, tratamento, limpeza de caixas-d’água, aquisição de relógios e cavaletes, tarifas, fundo de reserva e critérios para novas ligações.
A comunidade Ouro Fino está entre as 2.030 comunidades rurais do Paraná que possuem sistema de água tratada. Atualmente, aproximadamente 27 mil pessoas são atendidas. O sistema da comunidade Ouro Fino foi construído em parceria entre os governos municipal e estadual, por meio da Sanepar. O investimento foi de R$ 600 mil e 45 famílias são beneficiadas. Em breve, outras poderão se integrar ao sistema.
Em reunião com os moradores, os técnicos também esclareceram como evitar desperdício e em quais situações os moradores não podem usar a água do sistema. Na reunião também foi aprovado o regulamento da Comunidade Rural Ouro Fino de Campo Magro. A gestão do sistema conta com o apoio da Amof (Associação de Moradores do Ouro Fino).
Sistemas como o Ouro Fino funcionam assim: Sanepar e Prefeitura implantam poço, reservatório, instalações elétricas e redes de distribuição, e os moradores entram com a mão de obra. Após a conclusão das obras, é criada uma associação dos moradores, que assume a gestão do sistema, providenciando o rateio dos custos. A Sanepar mantém a assistência técnica quanto ao tratamento e orienta sobre o uso adequado da água.
O programa de atendimento às comunidades rurais foi implantado no Paraná em 1979 e é considerado um excelente modelo para assegurar que as populações que residem distante dos centros urbanos também tenham acesso à água tratada.