REAVALIANDO VALORES !


COMPARTILHE A MATÉRIA NA SUA REDE

Foto com o Pastor Jorge 03-02-2011

Hoje a vida me surpreendeu com alguns fatos que bloquearam meus pensamentos do dia a dia, solicitando que eu repensasse se realmente estou cumprindo o meu dever social de fraternidade, ou se apenas ludibrio o meu interior para poder exteriorizar um largo e farto sorriso, como sinal de missão cumprida !

Casa do Sr. Moacir, sem janelas !!!
Na data de 08 de fevereiro de 2011, fiz uma postagem sobre o Projeto Esperança, na qual eu solicitava doações de computadores. A partir desta data fiquei constantemente em contato com os meninos que lá moram, com o coordenador Helio Gomes e o Pastor Jorge, idealizador de todo o projeto. 
Os meninos são pessoas que se envolveram com drogas e se esforçam para mudar de vida. Foram recolhidos da rua, receberam moradia, comida, assistência, e estão em fase de reestruturação física e psicológica para voltarem recuperados ao convívio social, entretanto a discriminação com essas pessoas é grande, mesmo por parte da família e amigos, e não adianta atenuar as palavras , pois a realidade é exatamente essa ! O título de viciado, ou ex-drogado, infelizmente os acompanhará por um bom tempo. O projeto passa por dificuldades financeiras e sobrevive de doações até de comida. Mesmo com essa carência toda, num passado não muito distante, os meninos pegavam o carrinho de pedreiro e saiam para entregar na comunidade mais carente, o excedente de verduras que vinham das doações. Hoje eles continuam esse trabalho com uma Kombi doada por uma senhora que não quer ser identificada.

O que me bloqueou parcialmente os pensamentos não foi isso.

Estive fazendo visitas, em Campo Magro, na casa de algumas pessoas que eles (os meninos) ajudam. Fiquei pasmo !
Chegamos na casa do Sr. Moacir Pereira dos Anjos, 72 anos, que tem câncer de próstata, tumor no pênis e abdômen, está com bolsa de colostomia e não consegue mais ficar em pé. Vive numa casa que mede 1,50 x 2,00 metros, do tamanho do seu banheiro, e que não tem janela ! Com tudo isso, fui por ele recebido com um grande sorriso e ainda escutei, piadas e comentários sorridentes. Para a minha surpresa ser maior ainda, fiquei sabendo que os meninos da casa de apoio do Projeto Esperança se revesam para dar banho no seu Moacir, e trocar a fralda geriátrica. Meus pensamentos acabavam de ficar totalmente bloqueados ! Minutos se passaram … voltei a pensar !
Gente, os que precisam de ajuda estão ajudando mais que nós todos ! Onde está a nossa coragem de realmente ajudar ? Onde está a nossa satisfação de poder ser útil ? Onde se escondeu a nossa iniciativa ? Temos o direito de reclamar da nossa vida ?
Eu achava que muito fazia, hoje sei que pouco faço !
Quero olhar muitas vezes para a foto que estou sentado ao lado do seu Moacir e um dia ter o orgulho e a atitude real de dizer : Moacir, está na hora do seu banho ! … esse dia terei de fato virado gente !

A Sra. Adriani Massera (de branco na foto) , enfermeira da Unidade de Saúde Boa Vista, gentilmente nos acompanhou em todas as visitas e deixou claro pelas suas atitudes e envolvimento com a comunidade, que o seu senso de fraternidade e amor ao próximo, vão muito além da competência e profissionalismo. Relatou-me a situação de cada morador e disse ainda que toda a sua equipe está de parabéns pois o pensamento de colaboração é a marca registrada de todo o seu pessoal. Voluntariamente ela trabalha em parceria com a Casa de Apoio.

Enfim chegamos na casa da dona Celnira dos Santos. Uma senhora amável e simpática, totalmente cega, não movimenta as pernas e nem consegue ficar em pé. Moradora em uma área de risco, cuja casa está com o chão cedendo e encostada em um barranco de aproximadamente 20 metros de altura, acima da sua casa, que pode desmoronar a qualquer momentoPrecisamos de ajuda urgente para os dois casos ! 
Em tempo : Quando eu saia das dependências do projeto, deparei-me com a seguinte situação : A vigilância sanitária autuava o Pastor alegando que a cozinha que eles usam para cozinhar para 20 abrigados, não dispunha de forro no teto e teria que ser interditada ! … pergunto : Porque não interditam as casas do seu Moacir e da dona Celnira, colocando-os em condições de habitação saudável ? Ou será que o pastor tem que pedir para os meninos segurarem a fome por uns dois meses e gastar aproximados r$ 3.000,00 para fazer um forro bem bonito para os olhos dessa gente ! Já me jogaram na cara que criticar é facil, digo o mesmo…. coloquem o forro pra eles !

Texto e fotos by Mozzilli


4 thoughts on “REAVALIANDO VALORES !

  • Minha Casa Interior

    Parabens Mozzilli, pelo seu empenho em defender a sua cidade. Voce é bem patriota, fato que muitos esquecem de zelar pelo que é seu.
    Te admiro!

  • Mozzilli

    Marcio, muito obrigado. Suas palavras de incentivo são o combustível que me move para frente. Agradeço aos meus novos amigos pela oportunidade de trocar idéias,se ajudar mutuamente e divulgar as coisas boas que este mundão, que não tem nada de virtual, nos oferece. Conte sempre com a nossa ajuda e apoio. Um grande abraço e continue desenvolvendo essa obra maravilhosa que faz com que as pessoas enxerguem a vida por outro ângulo.

  • Clube de Desbravadores Gerizim

    Parabéns meu guri!!! Leio seus posts com frequência e sempre observo que Deus esta sempre ao seu lado!!! Bha fico feliz por ver que existe pessoas prontas a ajudar ao proximo sem pensar no amanhã, mas sim no belo sorriso e alegria do proximo… Parabens, oro a Deus que continue a lhe abençoar, anjo Mozzilli… E se precisar de apoio dos nossos sempre alerta desbravadores, estamos prontos para auxiliar… Pois somos todos "Servos de Deus e amigo de todos".

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>