Curitiba se notabilizou no cenário de lutas, principalmente, pelo Muay Thai de grandes ‘crias’ como Wanderlei Silva, Anderson Silva e Maurício Shogun. Agora, a cidade também entra no rol de outra especialidade: o wrestling.
Um tipo de técnica de arte marcial que utiliza agarramentos, clinch e derrubadas, o wrestling é uma das armas de muitos atletas americanos. Aqui, a especialidade tem sido passada adiante por Marcelo Zulu.
Com 34 anos, um dos principais treinadores da CM System tem aperfeiçoado a arte marcial de jovens por meio do Projeto Zulu. Parceria com a Prefeitura de Curitiba e a Federação Paranaense de Lutas Associadas, o projeto social já tirou muitas crianças da rua.
“No projeto a criançada carente recebe introdução ao esporte, alimentação, uniforme e acompanhamento social”, destaca Zulu. Com dezenas de crianças participantes, o projeto passará a ser realizado aqui em Campo Magro.
O objetivo de Zulu tem surtido efeito. Além de afastar a criançada das ruas, o projeto tem divulgado ainda mais o esporte e revelado talentos. “Acredito que alcancei as metas. Conseguimos medalhas no último Brasileiro, além de já termos um atleta que conquistou a bolsa de atleta federal”, comemora Zulu.