As professoras de Campo Magro estão de parabéns ! Foi divulgado ontem a relação COMPARATIVA do IDEB de 2009 com o de 2011 (foto no final da postagem). Algumas de nossas escolas quase alcançaram o índice 06, considerado ideal pelo Ministério da Educação e Cultura. Um mérito que deve ser atribuído ao esforço pessoal, profissionalismo e dedicação ao trabalho, pois sabemos muito bem dos reais problemas que elas enfrentam no seu dia a dia.
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Inep e em taxas de aprovação. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula, e isso tudo se deve ao comportamento profissional de cada profissional do saber. Para que pais e responsáveis acompanhem o desempenho da escola de seus filhos, basta verificar o Ideb da instituição, que é apresentado numa escala de zero a dez.
Da mesma forma, gestores acompanham o trabalho das secretarias municipais e estaduais pela melhoria da educação. O índice é medido a cada dois anos e o objetivo do MEC é que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, tenha nota 6 em 2022, correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos. Aconteceu está no site, a notícia em primeira mão, sem censura !
Fonte : MEC/Inep – agosto 2012