A Secretaria da Educação do Paraná divulgou hoje (21) a lista com as associações de pequenos produtores rurais selecionadas para fornecer alimentos para a merenda escolar na rede pública de ensino. Para 2014, serão R$ 47,5 milhões destinados aos pequenos produtores rurais que vão atender 2,5 mil escolas no Paraná .
Infelizmente os produtores rurais de Campo Magro não pertencem à essa listagem. Nosso município apesar de ter uma agricultura familiar bem desenvolvida, conta com poucas condições de ter uma estrutura operacional adequadamente organizada, e é totalmente desprovida de logística. Como exemplo dessa “fragilidade rural”, lembramos a nossa Feira da Terra com seu mascote campomagrense Sr. Batata.
“Esses produtores participaram da chamada pública e atenderam os requisitos exigidos pelo governo”, explicou a diretora de Infraestrutura e Logística da Secretaria da Educação, Márcia Stolarski. Com a publicação da Lei 11.947/2009 e a obrigatoriedade de que os municípios devem utilizar no mínimo 30% dos recursos repassados pelo Governo Federal na compra de gêneros advindos da agricultura familiar, a alimentação escolar em todo o país passou a contar com um novo cenário nas cidades que tiveram sua representatividade rural aprovada nos parâmetros dos órgãos reguladores.