PALESTRA SOBRE REDES SOCIAIS. O MARAVILHOSO MUNDO BINÁRIO.


COMPARTILHE A MATÉRIA NA SUA REDE

Recentemente fui convidado por amigos de outros partidos políticos para falar um pouco sobre redes sociais e internet. O primeiro a me convidar e gentilmente me receber foi o PCB. Na sequência abordarei o mesmo tema no PSC e obviamente no meu partido, o PSDB. O tema em pauta foi a evolução tecnológica que esse importante meio de comunicação obteve na última década. Como um assumido geek *, narrei algumas experiências vividas nesse mundo que nada tem de virtual.
A definição do termo geek mudou consideravelmente ao longo do tempo e da evolução tecnológica. Os termos nerd, dweeb e dork têm significados semelhantes a geek, mas muitos optam por identificar diferentes conotações entre estes três termos classificativos. Em uma entrevista em 2007 ao Colbert Report, Richard Clarke, um estudioso do assunto, disse que a diferença entre nerdsgeeks é que “nerds são apenas viciados em internet e geeks fazem acontecer no mundo real de acordo com seus ideais postados na virtualidade”.
No relato abaixo transcrevo um resumo do que consegui transmitir ao grupo de amigos campomagrenses.
ENIAC , o primeiro computador
(sigla em inglês para Electrical Numerical Integrator
and Calculator), completou em 2006, 60 anos de idade.
Mozzilli diz :
” A evolução tecnológica atingida pela internet nos faz entender dia a dia, que podemos tirar proveito desse importante meio de comunicação e pesquisa em todos os setores das nossas vidas. Voltando no tempo, quando eu fazia faculdade,  uma das matérias curriculares era o desenvolvimento de pequenos programas operacionais na linguagem COBOL, tal como folha de pagamento de uma pequena empresa, mas que pela precariedade técnica da época, nos obrigava a usar quilos e quilos de cartões de papel perfurados em sistema binário (zero e um , ou seja furo ou sem furo), pois naquele época não havia o armazenamento de informações nos chips, CD e nem DVD, siglas que até então não existiam. Creio que a maioria dos que aqui estão presentes, não sabem e nunca viram um cartão perfurado de computador. A vida nos computadores daquela época nada tem em comum com a realidade que vivemos. A chegada da internet só foi popularizada com o aparecimento dos computadores domésticos e foi a partir desta época que se deu os primeiros passos direcionados às redes sociais. A princípio houve muita discriminação sobre o relacionamento das pessoas feito através da interação virtual, pois discutia-se muito sobre a grande probabilidade de que se mostrasse um perfil pessoal virtual, que nada correspondesse à real situação do internauta. 
“Bisavô” do LapTop
No meu modo de encarar esse problema eu creio que sou a própria resposta à esse questionamento, pois acredito que o mundo virtual tem tudo de real, pois estou casado há mais de dez anos com uma pessoa maravilhosa, cujo primeiro contato foi feito através de uma rede social, tendo como cupido um teclado que nos apresentou com um perfil repleto de compatibilidades. Precauções de ambos os lados foram tomadas antes do primeiro contato real, e da mesma forma isso deve ser feito em relacionamentos ditos convencionais. Vejamos, se você conhece alguém em um barzinho e a pessoa diz que se chama Fulano de Tal e que exerce uma determinada função profissional, você pode acreditar nisso em um primeiro contato ? Uma mentirosa qualificação pode ser levada adiante e você certamente poderá estar sendo iludido(a). Qual é então a diferença entre a realidade e a virtualidade ? Ao meu modo de ver as coisas, nenhuma ! 
Passando do tema relacionamento para o tema  divulgação de informações, criamos um blog cuja finalidade é postar documentos oficiais, informações de utilidade pública e fatos sociais relacionados à nossa cidade, pois a divulgação dirigida se fazia presente, escondendo o que não seria conveniente à atual administração da cidade. 
O que parece uma pinta no dedo é um chip com 
0,5 milímetros que carrega todos os textos da bíblia.
Anteriormente ao nosso blog, se você digitasse no Google a palavra Campo Magro, aparecia somente os vídeos de trilha de Jeep, a lagoa da pedreira e por vezes algum assassinato divulgado pela imprensa externa. Junto com a jornalista Luciane Honorio, que atualmente trabalha no grupo GRPCOM, colocamos a ideia em prática e hoje já passamos dos 100 mil acessos. Desta forma, sugiro que quem se interessar por divulgar seu blog ou site, que o faça somente com informações provenientes de fontes fidedignas, caso contrário terá como seguidor somente os seus próprios acessos e dos que o monitoram. Qualquer tipo de interatividade nas redes sociais deverá ser cuidadosamente estudada, no aspecto dos objetivos a serem alcançados. O que serve para um determinado fim, pode ser prejudicial ou menos adequado para se alcançar um outro objetivo qualquer. A exemplo disso temos a rede Orkut que perdeu muito para as funcionalidades e dinamismo que o FaceBook apresenta,  mas mesmo assim ela pode ser a rede ideal para determinados objetivos específicos. 
Quem pensa em começar algum trabalho virtual tem que entender que a interatividade deve ser estudada para cada finalidade, quer seja política, pessoal, ou comercial, tendo o cuidado, como já falei, de ser criterioso e transparente para que se possa atingir a confiabilidade popular. Entenda-se também que o sucesso só será alcançado se tivermos em mente que esse mundo virtual nada mais é do que o reflexo do real, dos nossos problemas, expectativas e necessidades. 

Quem quiser ajudar a cidade, que faça uso das redes sociais e que se una a amigos internautas que zelem pelo bem da cidade, independentemente de religião, interesses pessoais ou partidos políticos. De grupos virtuais saem interessantes debates. Esses debates nos colocam a ponderar diversas situações que antes nos passavam desapercebidas. Desta forma movimentamos e fazemos acontecer na realidade, usando as ferramentas necessárias que a virtualidade nos oferece. De virtual só mesmo o nome, pois se você me chamar irei até você, ou como de costume te encontrarei antes nas redes …
Muito obrigado


Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>