O QUE REALMENTE É A SENSAÇÃO TÉRMICA ?


COMPARTILHE A MATÉRIA NA SUA REDE

Geada na Chácara Pingafogo
em Campo Magro. 

Em tempos de inverno, não quero falar sobre quantos graus negativos deu aqui ou ali, e muito menos tentar lembrar os nomes das cidades citadas em noticiários.

Quando William Bonner, faz com que instintivamente nosso olhar se volte à tela da TV, ao exclamar a frase “a sensação térmica era de …” e consegue arrancar de nossos lábios as palavras “nossa ! ficou tudo branquinho “, ele conseguiu nos passar a impressão de que a simples frase “sensação térmica” foi usada apenas como um artifício linguístico, para nos transmitir a ideia de que o frio sentido é maior do que o registrado pelo termômetro. Ideia correta, conceito falso !
Foto de
Wilmary Rasera de Oliveira
Campo Magro

Sensação térmica ou wind chill, em inglês, é a temperatura aparente sentida pela pele exposta, em virtude da relação matemática entre temperatura do ar e velocidade do vento. Existem tabelas com cálculos avançados que fazem essa relação. Exemplo : se a marca do termômetro está em -6 graus, e a velocidade do vento é de 7 Quilômetros por hora, pela tabela a sensação térmica sentida será de -7,4 graus.

Já escutamos falar também em “massa de ar fria” e“massa de ar quente”. Massas de ar, são grandes quantidades de ar, com propriedades físicas próprias, que se deslocam de uma região de maior pressão atmosférica para uma de menor pressão. O que define que ela seja classificada como fria ou quente, não é a sua temperatura interna, como a maioria de nós achamos, e sim a sua temperatura interna comparada com a temperatura da supercicie em que ela se desloca. Como exemplo, uma massa de ar com temperatura de 10 graus, deslocando-se sobre uma superfície terrestre de 5 graus, seria classificado como massa de ar quente. Essa mesma massa de ar deslocando-se sobre uma superfície terrestre de 25 graus, seria uma massa de ar fria.
Campo Magro – foto de
 Wilmary Rasera de Oliveira

Deslocar-se de uma região de alta pressão para uma de baixa pressão é o que define o constante movimento das massas de ar. As leis físicas que estudam esses deslocamentos se chamam “mecânica do fluídos” . Um exemplo prático seria tomarmos um refrigerante com canudinho, pois o liquido se desloca da garrafa (pouca pressão) para a nossa boca (alta pressão).

Agora que já sabemos um pouquinho mais sobre a linguagem técnica que escutamos na previsão do tempo, poderemos nos orgulhar, se a cidade onde nascemos estiver no ranking das mais frias do estado….


Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>