A missa é uma celebração eucarística da igreja católica, momento pelo qual é lembrada a morte e a ressurreição de Jesus, através das palavras pregadas e também da consagração do pão e do vinho, que representam o corpo e o sangue de Cristo.
A missa do galo é realizada pela Vossa Santidade – o Papa, na cidade de Roma, na Itália. O local da celebração é o Vaticano, na Basílica de Santa Maria Maior, uma praça aberta que acolhe milhares de fiéis.
O termo “missa do galo” ninguém sabe ao certo de onde surgiu, mas alguns estudiosos garantem que a origem da expressão se deu porque na primeira missa um galo cantou à meia noite. Outros contam que no momento em que os fiéis voltavam para suas casas, após assistirem à missa, por volta das duas horas da madrugada, ouviram um galo cantar, anunciando o nascimento de Jesus.
De acordo com outra versão, o nome surgiu porque a missa é muito demorada e termina quando surgem os primeiros raios de sol, quando os galos começam a cantar.
Na tradição, os romanos – no período do solstício de inverno – preparavam a festa do Sol, uma festa pagã, a que originara o Tempo do Advento, um período de preparação para a chegada do natal.
Por esses motivos, é comum vermos a imagem de um galo nos campanários das igrejas mais antigas, representando vigília, fidelidade e testemunho cristão.
FELIZ DIA DE NATAL gente lindaaaaaaaaaaaaaa…. uhuhuhuhuhu…arrepiiiiiiiiiiiiia coraçãoooo
Beijoooooo do Mozzilli