No ano de 1878, o navio Sulis trazia 15 famílias italianas para o Brasil. O patrono de uma delas era Jõao Menegusso, que construiu sua casa no bairro de Santa Felicidade. Atualmente este imóvel é conhecido pelo nome de Casa das Pinturas, mas em breve sua denominação será CASA ITALIANA. O intuito será transformar o antigo lar em um local histórico que abrigará objetos domésticos, ferramentas agrícolas, publicações e fotos que ajudem a contar a história desses imigrantes que construíram o sentimento de italianidade em toda a nossa região.
O lugar que fica na Manoel Ribas, ao lado da Casa dos Contos, onde funciona a Associação do Comércio e Indústria de Santa Felicidade, por si só chama a atenção dos que por ali passam, pois um trabalho de prospecção pictográfica executado em 1991, pelo artista plástico João Moro, fez com que a fachada tivesse de volta suas cores originais, seus arabescos e todos os demais ricos detalhes. A casa abre as portas para o público no mês que vem, e a ideia é envolver a comunidade para que ela também traga e doe objetos que possam valorizar ainda mais esse acervo inicial.
Como curiosidade histórica, a população vai conhecer o antigo gravador que gravou o som das primeiras badaladas da igreja de Santa Felicidade. Uma outra curiosidade foi a denúncia da propaganda enganosa que se fazia na Itália, dizendo que os imigrantes iriam vir para a nossa terra em luxuosos navios, ao passo que eles viajavam em navios cargueiros e algum deles nunca chegaram ao Brasil, como foi o caso do navio Vapore Sírio.Conheça a história da nossa terra, quem não conhece seu passado, pouco entende seu futuro ! Aconteceu está no site .