A RPPN é uma categoria de unidade de conservação criada por iniciativa de proprietários rurais. Elas têm como principal característica a conservação da diversidade biológica, garantindo ao proprietário o título do imóvel. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) criou hoje (2) a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Pedra sobre Pedra, em Campo Magro, no Paraná, com área total de 6,47 hectares. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União.
A RPPN é uma categoria de unidade de conservação criada por iniciativa de proprietários rurais. Elas têm como principal característica a conservação da diversidade biológica, garantindo ao proprietário o título do imóvel.
A reserva Pedra sobre Pedra será administrada por Elovanir e Nadira Peruci, que deverão cumprir as exigências legais. Com o reconhecimento, infratores que praticarem atividades prejudiciais à área estarão sujeitos às sanções penais e administrativas.
Segundo o ICMBio, o Brasil conta atualmente com centenas de RPPNs, que juntas somam quase 480 mil hectares. Os procedimentos e a legislação para a criação de uma reserva particular estão disponíveis na página do ICMBio na internet.