HOMENAGEM DO MÊS : ESTEVÃO E ANDRÉIA BAIA, MUNÍCIPES DE ELEVADA CONSCIÊNCIA SOCIAL. Infelizmente nesta postagem de homenagem, tenho que falar sobre alguns assuntos que acontecem na região … lamentáveis assuntos !


COMPARTILHE A MATÉRIA NA SUA REDE

Não basta querer que as coisas aconteçam, é necessário partir para a luta !

No final da Rua Rosas, uma rua sem saída que começa na Rua Orquídeas e termina nas margens do Rio Passaúna, mora um casal de amigos, o Estevão e a Andréia Baia. Líderes comunitários por excelência, sempre estão em busca de soluções para o seu bairro. Esses meus parceiros são dotados de uma extrema responsabilidade social, e um enorme amor a nossa cidade, mas estão encontrando algumas dificuldades no que diz respeito aos serviços da alçada  da prefeitura. As suas constantes visitas na prefeitura e as insistentes solicitações via telefone, em nada reverteram em benfeitorias ou serviços, até a presente data.
Estevão mantém limpa a margem do rio

Há pouco mais de dois anos, a coleta seletiva do caminhão do lixo reciclado, passava uma vez por semana. Hoje a Andréia continua separando-o , mas é o Estevão que se incumbe de levá-lo em seu carro, até outro local. Isso fez com que seus vizinhos não mais os separassem. Temos uma UNIDADE DE VALORIZAÇÃO DE RECICLÁVEIS aqui em Campo Magro click aqui para ver a postagem com o vídeo , mas 25 % do material usado em nossa unidade, vem de Curitiba ! Uma incoerência não se incentivar a seleção na nossa própria cidade e recebê-lo da nossa cidade vizinha.

Fora o problema do reciclado, temos mais algumas graves situações. A Rua Rosas, tem uma declividade acentuadíssima, e NÃO tem manutenção, o que impede o caminhão do lixo de ir até o final da rua

Os matos atrás do cestão de lixo são as margens do Rio Passaúna.
Veja na próxima foto abaixo, o local onde o lixo é empurrado para o rio.

Os coletores, descem a pé, até o cestão que fica localizado no final da rua e sobem com os sacos nas costas. Quando estes ficam pesados, eles são abandonados nos terrenos baldios que ficam entre as casas, como uma solução paliativa de terem sido recolhido das casas que os produziram.

Achei que os problemas eram apenas estes, mas o pior estava por vir
Em duas raras oportunidades que o trator da prefeitura foi aplainar os buracos da rua, feitos pelas enxurradas, ele “aproveitou”  que estava lá, e “limpou” aqueles sacos mais pesados de lixo que falei acima, empurrando-os para as margens do Rio Passaúna, inclusive devastando as mudas de árvores nativas que os moradores pegaram na Secretaria de Meio Ambiente e haviam plantado no trecho da margem do rio, que fica em frente às suas residências, como mostra a foto do satélite.

Click na foto para ampliá-la e ver os detalhes do final da Rua Rosa.
Foto rastreada pelo satélite.
Uma grande e agradável surpresa fez com que eu esquecesse temporariamente os problemas. Estevão e Andréia, levaram-me em todo o trecho que o rio corta a sua chácara , e tive o prazer de filmar o vídeo que posto abaixo, com as margens limpíssimas de resíduos e lixos, pois o casal, recolhe semanalmente todo tipo de detrito que as chuvas trazem. 
Se fiquei feliz ao filmar, em seguida a decepção já se apoderou de meus pensamentos e emoção. Relataram-me que eles ensacam os detritos que o rio deixa em sua margem e dividem-no em saquinhos menores, na tentativa que a coleta os leve, mas isso novamente, é uma doce ilusão, os sacos são retirados da lixeira, e novamente abandonados nos terrenos baldios.

ESTE VÍDEO MOSTRA AS LIMPAS MARGENS DO RIO PASSAUNA.
UM TRABALHO FEITO PELO CASAL HOMENAGEADO !

Como já é de conhecimento da PMCM, as águas provenientes das enxurradas da Av. Norte-Sul, descem avassaladoramente pela Rua Orquídea, inundando as casas. Relataram-me ainda, que embora o patrulhamento preventivo ainda seja precário, após a Polícia Militar ter efetuado a prisão de meliantes, a bandidagem se fastou do local e deu uma trégua aos moradores. Solicitam que sejam tomadas providências quanto a desratização na região, pois a quantidade de roedores é imensa, o que causou a morte de seu vizinho de frente por leptospirose. Classificam a roçada no local como razoável/boa. 
Se analisarmos uma grande parte dos problemas que postamos, chegaremos à conclusão que as ruas “sem saída”, não recebem a atenção necessária da administração. Existe algum problema com elas ?
Estevão e Andréia, agradeço a forma gentil com que sempre nos recebem.  O exemplo que vocês dão é de imensurável valor social.
A cidade sem camuflagem é essa !
Abração amigos, até breve e muito obrigado.
Em tempo : Estevão, a conversa foi ótima. Andréia, o café e o bolo …uhuhuhuhu…, sem comentários ! 

Texto by Mozzilli – Campo Magro




4 thoughts on “HOMENAGEM DO MÊS : ESTEVÃO E ANDRÉIA BAIA, MUNÍCIPES DE ELEVADA CONSCIÊNCIA SOCIAL. Infelizmente nesta postagem de homenagem, tenho que falar sobre alguns assuntos que acontecem na região … lamentáveis assuntos !

  • Mozzilli

    Estevão, exitem pessoas e PESSOAS. Parabéns e obrigado por tudo, e que o livro publicado da sua esposa tenha o mesmo sucesso que seus exemplos sociais. Mozzilli e equipe do BLOG.

  • Estevão Prestes

    Obrigado pelos elogios, não sei se é para tanto. Mas deixa só eu fazer uma pequena correção: eu não levo o nosso lixo reciclável em meu carro não. Nosso carro está parado e não devo ter dinheiro tã ocedo para o conserto, então todo sábado eu levo o lixo reciclável a pé mesmo. É minha "caminhada" semanal de 4km, até onde a coleta seletiva acontece.

    Agora instalamos um composteira doméstica, de modo que nosso lixo orgânico é compostado aqui mesmo. Para a coleta em nossa rua fica só o lixo de banheiro e o que eu coleto todo domingo das margens do Passaúna.

  • Mozzilli

    Ivone, obrigado pelas suas visitas e comentários. As coisas mudam para melhor, mesmo que sejam em doses homeopáticas…o que não podemos fazer é desistir. Um grande abraço para você amiga querida.

  • Minha Casa Interior

    É de mentes abertas e espirito de decisão como Estevão, Andreia e Mozzilli, que a nação precisa para liderá-la. Se todos dessem um passo mais adiante daquilo que é possivel fazer, Campo Magro e outras regiões não sofreriam com tanto descaso. Faltam gestores empenhados com o bem estar das pessoas e do meio ambiente. Ah! se houvessem menos politicos e mais gestores!
    Boa sorte à todos!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>