Eles estão aqui em Campo Magro, e atravessaram o mundo em avião especial. Há dois anos, desembarcou no aeroporto Viracopos em São Paulo, a mais nova integrante do plantel Black Foot. Trata-se da égua Romi Ester. No Brasil existem apenas oito exemplares dessa magnífica raça de cavalos. Os oito animais são do Haras Black Foot, localizado aqui em Campo Magro, de propriedade de Clóvis Luiz Bernardi. Eles introduziram o friesian no Brasil em 2007. Essa pura raça Holandesa na nossa cidade, carrega um potro de um dos mais importantes garanhões da raça Friesian do território europeu.
Quem ouviu as histórias de Alexandre o Grande que conquistou um vasto império montado e galopando em seu cavalo Bucéfalo, poderá no mínimo se orgulhar da nossa cidade, em possuir os únicos representantes em solo nacional, dos antepassados de Bucéfalo, o fiel parceiro equino que consta na literatura mundial. O grande diferencial, destacado por Bernardi é a beleza. “Ele tem pelagem negra sólida, é totalmente negro, com andadura leve, e é um animal muito inteligente”, completa seu dono.
Eles já participaram da ExpoLondrina apenas para que os visitantes conhecessem a nova raça. Os animais “Não estão para negócios”, afirma Bernardi. Em 2,5 anos criando o friesian, já nasceram três fortes potros. “Comercializamos somente os embriões para nascimento em 2011 e 2012”, afirma o criador. Discreto, Bernardi prefere não revelar quantos embriões foram vendidos, nem o preço a que foram adquiridos os potros e os embriões. Uma fortuna guardada a sete chaves, bem aqui na nossa cidade. Daqui a algumas postagens, mais histórias que você não conhece. Aconteceu, está no site !