Fernanda Richa é Secretária de Estado, e esposa do Governador. Porém seus predicados vão muito além do que ser a competente Primeira Dama do estado do Paraná. Bonita, simpática, tatuada, sorriso farto, bem nascida, Fernanda Richa aos 50 anos, está muito longe de ser ou se tornar uma socialite que apenas faz figuração durante o mandato gestacional de seu marido. Ela comanda com desenvoltura e pulso firme toda a Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, mas não é dessa Fernanda que vamos falar, e sim da sua rotina fora do seu gabinete de trabalho.
Questionada como ela faz para se manter sempre elegante e bem humorada, Fernanda Richa responde que nem é sempre assim, e que não é todo dia que ela acorda de bom humor. “Sou como a maioria das pessoas. Quem trabalha na área social sabe a realidade com as quais lidamos e que muitas vezes são desoladoras. Não tem como não se envolver e querer mudar a realidade. E quando as coisas não dão certo, é difícil não se frustrar. Por isso, faço um esforço para me manter positiva e com foco. Isso e o amor da família que faz meus olhos brilharem.”.
Sobre o seu tempo livre, fora da rotina de trabalho, Fernanda diz “Quando temos um tempinho livre lá em casa, aproveitamos para ficar juntos. Sempre digo que o importante não é a quantidade, mas a qualidade do tempo que passamos com quem amamos. Por isso valorizamos os momentos que temos que passar com toda a minha família reunida. Desde ir ao cinema, almoçar juntos, conversar, rir, enfim reforçar os laços que são fundamentais para cada um de nós.”.
Como a maioria das pessoas, que sempre tem um melhor amigo ou amiga como confidente, Fernanda Richa diz que no caso dela é um confidente. “Coloquei Deus no centro da minha vida e é com ele que converso todos os dias e conto meus projetos e agradeço por sua proteção. Minha irmã Claudia e minha mãe (Dona Didi) também têm um papel importante na minha vida. Elas são minhas cúmplices !”.
Sempre elegante e bem vestida, a Sra Richa não tem uma Personal Stylist e diz, “Eu mesmo escolho as minhas roupas. Hoje a gente tem tantas referências que o processo de definir o que vestir é algo muito prazeroso. Depois, cada um constrói sua própria identidade. Pela observação, sabemos o que funciona para a gente e o que não funciona. “.
Falando em limites para se manter com uma aparência jovem, Fernanda Richa com suas tatuagens de bom gosto, fala “Acredito que o limite é o bem estar e a saúde. Acho válido querer ficar bonita com uma aparência saudável, mas para conquistar isso é preciso de uma série de fatores que vão além da estética.”.
Perguntada sobre o seu relacionamento dentro da sua casa com seu marido, o governador do estado, a primeira dama esclarece que “A gente se esforça bastante para não levar serviço para casa. Mas é impossível, quando menos percebemos, estamos lá trocando ideias sobre a melhor forma de realizar um projeto ou lidar com uma situação. Acredito que é natural, afinal sempre compartilhamos e queremos a opinião um do outro. Isso é companheirismo !”.
Saindo do tema desta matéria e falando de candidatura política sobre a sua pessoa ela comenta “Não tem como escapar, somos todos seres políticos. E não fui eu que disse isso, foi o grande filósofo Aristóteles. O que posso afirmar é que temos um projeto político, mas isso não inclui hoje a minha candidatura a um cargo eletivo.”.