Conhecida por suas belezas naturais, Campo Magro está localizada na Região Metropolitana de Curitiba e, tem como municípios limítrofes Almirante Tamandaré, Itaperuçu e Campo Largo. A história da cidade refere-se ao período das explorações auríferas no sertão de Curitiba.
O primeiro povoado chegou ao local há três séculos. Com o fim do período da exploração do ouro, veio o tropeirismo. O nome do município vem dos tropeiros que passavam pela região. Na época de inverno rigoroso, por conta do pouco pasto que era destruído pelo frio, os gados que viviam lá ficavam muito magros. Parecia um campo minguado, um “Campo Magro”.
O município está numa área de grande potencial hídrico e possui três unidades de conservação. Os atrativos ficam no Circuito de Turismo Rural, que prevê o fortalecimento da agricultura familiar e caminhadas na natureza. O percurso tem 42 quilômetros e abrange serviços de pesca, estância aquática, chácara com piscinas naturais e cavalgadas.
O Circuito de Turismo Rural da cidade é formado por diferentes atrativos naturais e empreendimentos que valorizam a sustentabilidade e harmonia com o meio ambiente.
Campo Magro é famosa por suas trilhas, especialmente entre jipeiros, motociclistas, ciclistas e quem gosta de caminhar. O Morro da Palha é um local que permite uma visão privilegiada do município e cidades vizinhas. É muito usado para salto de parapente e passeios de trilhas com motocicletas. Há também a Trilha do Ouro, que faz parte da história da comunidade de Campo Magro.
Diversas são as propriedades que dispõem de atividades para passar o domingo com passeios de chalana, pedalinhos, arvorismo, tirolesa, a cavalo, “trenzinho”, pescaria sempre acompanhados com bons restaurantes.
A história de Campo Magro e sua colonização são percebidas pelos casarios espalhados, com características principalmente polonesas e italianas.
Observatório Astronômico do Paraná, localizado em um ponto alto da cidade, que permite uma excelente visualização do céu e horizonte, o local está devidamente equipado com telescópios, oficinas de apoio, biblioteca, anfiteatro, sala de estudos e laboratório fotográfico.