COMPARTILHE A MATÉRIA NA SUA REDE
Na postagem de título “Vamos homenagear quem é ou foi importante” – click aqui para rever a matéria -, solicitamos aos munícipes que nos enviassem material que pudesse nos ajudar a enriquecer o conhecimento sobre a nossa cidade e o nosso povo. Fomos atendidos, e postamos abaixo a nossa primeira homenagem às pessoas que construíram um pedacinho da nossa história.
HISTÓRICO DO COLÉGIO ESTADUAL PROFESSORA ÍRIA BORGES DE MACEDO
ESCOLA ISOLADA DE CAMPO MAGRO
Há mais de 60 anos os moradores da futura “Vila de Campo Magro”, foram de carrocinha à Curitiba, solicitar das autoridades de Ensino, uma professora primária, pois seus filhos estavam crescendo analfabetos, como a maioria deles já o era.
Atendidos nesta solicitação, iniciou-se o funcionamento da “Escola Isolada de Campo Magro”. Servindo-se sempre de casas particulares, gentilmente cedidas pelos proprietários para este fim educacional.
A Primeira professora foi a Sra. Iria Borges de Macedo, seguiram-se outros como Izaura Rodrigues, Olívia Pereira de Andrada, Amauri Pereira de Andrade, Vera Lúcia Jarek .
A Escola sempre funcionou como o nome de Escola Isolada de Campo Magro e foi por muito tempo mantida pelo Governo do Estado.
No decorrer de sua existência teve o auxílio da Prefeitura Municipal de Almirante Tamandaré, com professoras e serventes contratadas para lá trabalharem.
Atualmente a escola funciona em prédio construído pela Fundepar, em terreno doado na época pela Prefeitura de Almirante Tamandaré, e foi inaugurada em 1º de novembro de 1978.
A Escola não possui número de decreto ou portaria de criação, no entanto a regularização da sua criação foi regimentada pelo Ministério da Educação e Cultura.
Até 1991 a escola ofertava ensino primário de 1ª à 4ª série, atendendo os moradores da região, e de 5ª à 8ª série as crianças frequentavam o Colégio Divina Pastora e se desejassem prosseguir seus estudos, cursando o Segundo Grau, tinham que se deslocar para Curitiba. No entanto, em 1991, por intermédio da Sra. Vera Lúcia Jarek, na ocasião, Inspetora de Ensino do NRE da Área Sul, teve inicio no Colégio Iria Borges, o turno da noite com o ensino de Segundo Grau. Em 1998 houve ampliação do prédio com a construção de mais três salas de aula, bem como, do laboratório de informática, que foi equipado com computadores adquiridos com recursos do PROEM, e a construção de uma biblioteca. Esta escola surgiu em época aproximada da criação do município de Campo Magro, que desmembrou-se de Almirante Tamandaré, coincidindo com o período em que a maioria das escolas de 1ª à 4ª série passaram a ser mantidos pelos municípios.