Campo Magro está na oitava colocação da última tabela de desenvolvimento publicada pelo IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). O IDEB foi criado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) em 2007, como parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Ele é calculado com base na taxa de rendimento escolar (aprovação e evasão) e no desempenho dos alunos no SAEB (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) e na Prova Brasil. Ou seja, quanto maior for a nota da instituição no teste e quanto menos repetências e desistências ela registrar, melhor será a sua classificação, numa escala de zero a dez.
O mecanismo foi muito bem avaliado por especialistas justamente por unir esses fatores. Sendo assim, se uma escola passar seus alunos de ano sem que eles tenham realmente aprendido, por exemplo, isso ficará claro a partir da análise do desempenho dela no IDEB. Um levantamento divulgado esta semana pela imprensa trouxe a classificação para os estudantes de Campo Magro em especial para aqueles que possuem seus filhos ou netos estudando nas escolas públicas do município. Segundo o IDEB, Campo Magro atingiu recentemente o 8º lugar entre todos os municípios que compõem a região metropolitana de Curitiba.
Podemos melhorar ? Quais as condições necessárias para que isso aconteça ? A prefeitura tem lastro financeiro, porque ela não aplica melhor esses recursos ? Esta semana faltou gasolina na Van que locomove as crianças e elas quase ficaram sem ter acesso às salas de aula e retorno às suas casas, isso aconteceu porque ? Descuido de quem ? Porque as professoras não recebem o piso salarial que lhes é de direito ? … O prefeito pode entrar nas salas de aula para falar sobre política com alunos, sem a presença da professora ? Presente de Páscoa com propaganda eleitoral ? O que passa na cabeça do aluno com todo esse arsenal negativo ? Tudo isso influencia o rendimento escolar, não basta competência e dedicação das professoras e uma diretoria competente, tem que ter participação administrativa, incentivo ilimitado e um prefeito presente às suas responsabilidades !
1º RIO NEGRO :6.02º CURITIBA :5,7
3º PIEN :5,4
3º LAPA :5,4
4º PINHAIS :5,3
5º CAMPO LARGO :5,2
5º BALSA NOVA :5,2
6º QUATRO BARRAS :5,1
6º SÃO JOSÉ DOS PINHAIS :5,1
6º MANDIRITUBA :5,1
7º CAMPINA GRANDE SUL :5,0
7º COLOMBO :5,0
8º ADRIANÓPOLIS :4,9
8º QUITANDINHA :4,9 8º CAMPO MAGRO :4,9
9º CAMPO DO TENENTE :4,8
9º CONTENDA :4,8
9º ARAUCARIA :4,8
10º FAZENDA RIO GRANDE :4,7
10º TIJUCAS DO SUL :4,7