Mutirão da Cidadania fez quase 7 mil atendimentos à população de Campo Magro
A 4ª edição do programa Paraná em Ação 2014 – Mutirão da Cidadania encerrada neste domingo em Campo Magro, na região metropolitana de Curitiba, realizou 17. 611 mil atendimentos. Conforme dados da coordenação do evento, os atendimentos e e orientações na área do direito e saúde do cidadão.
Na área da saúde, jurídica e atendimentos sociais foram feitos 6.363 e 9.238 orientações, como exames de glicemia e aferição de pressão arterial orientações prevenções. Na jurídica área foram atendidos e orientados na resolução de casos como, registro de nascimento tardio, divórcios e reconhecimento de paternidade, entre outros. Serviços previdenciários e orientações sobre aposentadoria também foram disponibilizados para a população.
Passaram pelo evento durante os dois dias 6.783 mil pessoas, muitas delas provenientes de localidades agrícolas de Campo Magro. Essa é uma demonstração da forma séria como o Governo do Estado está tratando este programa de inclusão social”, destacou Ubirajara.
O Fórum Extrajudicial do Paraná atendeu nessa edição divórcios consensuais, dissolução e reconhecimento de união estável, restabelecimento da sociedade conjugal entre outros. Foi atendido as pessoas que vieram neste mutirão a procura de organizar suas vidas como cidadãos. O Mutirão da Cidadania traz para as famílias em vulnerabilidade social e também da relevância do sistema judiciário estar mais próximo das comunidades.
Programa – O Programa Paraná em Ação Mutirão da Cidadania- tem um claro objetivo: oferecer serviços gratuitos que promovam cidadania e inclusão social da população. Consolidado em 2004 como um referencial de atuação do Governo do Estado transformando-se na Lei 16.583 – 29 de setembro de 2010, por seu interesse em articular os mais diversos segmentos da sociedade em prol da igualdade de oportunidades, do direito básico de cidadania. É o maior mutirão da cidadania do Paraná, pois a cada dia novos parceiros se unem a este trabalho, dedicando seus esforços na melhoria da qualidade de vida do povo paranaense.
O Mutirão da Cidadania é realizado em cada cidade onde ocorre o evento, em formato de uma feira, a fim de oferecer serviços essenciais em um único local. Confecção de documentos, casamentos coletivos, serviços judiciários, recreação cultural e esportiva, embelezamento, estética, acesso à internet, exames e orientações nas áreas de saúde, oficinas de geração de renda são exemplos de alguns dos serviços prestados.
Prefeitura – A prefeitura trouxe para o evento as Secretarias de Assistência Social, Saúde, Agricultura, Educação e Esportes. Com elas vieram também vários departamentos que promoveram diversas atividades no evento como e o caso do CRAS que trouxe corte de cabelo e designers de sobrancelhas.
A inscrição para o casamento coletivo teve bastante procura na Secretaria de Assistência Social. No esporte foi feito avalição física e orientação nutricional; a educação trabalhou como apoio logístico com funcionários voluntários em diversa área de atendimento. Na saúde foi realizado verificação de pressão arterial, teste de glicemia (diabetes) e distribuição de kits de prevenção ao câncer de mama.
No encerramento, o secretário Ubirajara Schreiber, agradeceu o trabalho e empenho de todos que dedicaram o seu tempo para que as pessoas que estiveram na feira, tivessem seus pleitos atendidos. O secretário Bira destacou, ainda, a importância das parcerias do programa. Segundo ele, a soma de esforços e competências fez o sucesso do Paraná em Ação em Campo Magro. “As parcerias e o apoio que temos dos governos, estadual, federal e municipal, e, ainda, Poder Judiciário, Ministério Público, cartórios de registro civil, Sistema Fecomércio através do Sesc/Senac, empresas privadas e também dos voluntários e outros, é que nos permite promover uma grande diversidade de ações”, concluiu o secretário”.