Foram três dias, totalizando 40 horas de cursos e palestras, aonde participaram alguns conselheiros de Tamandaré, Campo Magro, Rio Branco do Sul e Itaperuçu.
Os encontros fazem parte de um programa do Ministério da Educação, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e articulação da Prefeitura de Almirante Tamandaré. O curso foi realizado nos colégios estaduais Ambrósio Bini e Professor Edimar Wright. O Conselho Escolar é um apoio à gestão democrática, visa integrar pais, alunos e unidades escolares na busca pela qualidade de ensino, um benefício para todos. A educação é um dos pilares da forma de administração da atual gestão. Através do curso, buscou-se fortalecer o Conselho Escolar dentro das escolas municipais e estaduais de Almirante Tamandaré. As palestras foram ministradas pelas tutoras de Almirante Tamandaré e Colombo, as professoras Maria Gambim e Maria Aurora, que são técnicas pedagógicas do Núcleo Regional de Educação da Área Metropolitana Norte.
“Aqui em Almirante Tamandaré, tivemos uma grande adesão dos profissionais da educação. O Conselho é um órgão de articulação, fiscalização, deliberação, consulta, mas principalmente pedagógico”, concluiu Maria Aurora. “Percebemos o empenho do município em qualificar os profissionais da área da educação. Além disso, todos que participaram do curso se mostraram entusiasmados e com vontade de melhorar”, disse Maria Gambim.
“Primeiramente, buscamos constituir de fato, os Conselhos Escolares e após isso, qualificar os conselheiros e explicar qual o papel de cada um nas escolas municipais e estaduais. Assim, esperamos que eles atuem com mais contundência para o benefício dos alunos, principalmente”, explicou Deuseles Oliveira, coordenador executivo estadual do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares.
“O Conselho está fucionando muito bem na minha unidade, fornecendo todo o apoio necessário. Nós tínhamos um grave problema de evasão de alunos, algo que diminuiu bastante com a atuação dos conselheiros”, afirmou Fernanda Buzzatto, diretora da Escola Municipal Vereador Atilio Bini.
“O Conselho é formado por professores, equipe pedagógica, setor administrativo, pais ou responsáveis, movimentos sociais e estudantis, fazendo com que as decisões sejam tomadas em conjunto. Antigamente, toda a responsabilidade pela unidade escolar ficava à cargo da diretora. Agora, através destas capacitações, isso está mudando”, disse Arildo Cardoso da Silva, articulador da Mesorregião Metropolitana de Curitiba.
Célia Regina, pedagoga e vice-diretora do Colégio Estadual Professor Edimar Wright, falou da satisfação em receber os conselheiros. “Essa capacitação foi de extrema importância para todos os segmentos do Conselho. Aqui no colégio, temos seis profissionais participando, entre agentes educacionais e professoras, que serão disseminadores do conhecimento adquirido no curso”.
No ano que vem, Almirante Tamandaré receberá novamente os encontros com os conselheiros escolares. A expectativa é de que a procura aumente e que as reuniões sejam cada vez mais frequentadas.