Ciclistas de Campo Magro serão beneficiados pela revitalização da Avenida Manoel Ribas,m em Santa Felicidade, realizada pela Prefeitura de Curitiba. A Câmara Municipal de Curitiba recebeu da prefeitura da capital, a resposta ao pedido de informações sobre a implantação de ciclovia nos dois sentidos do trecho final da avenida Manoel Ribas, que será revitalizado. Segundo o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), a obra não implicará na redução de pistas de rolamento.
Segundo o ofício à proposição, o projeto consiste na inclusão de duas faixas por sentido no trecho entre as ruas Domingos Strapasson e João Volpe, incluindo ciclofaixas, e a partir deste ponto haverá, sentido norte, duas faixas sentido Campo Magro e uma no sentido Santa Felicidade. Tal configuração se deve à existência de uma unidade de interesse de preservação, um maciço arbóreo e diferenças significativas entre a pista e a soleira de acesso a residências lindeiras.
Quanto à realização de levantamento técnico do fluxo de ciclistas na região, o Ippuc disse que uma “análise visual” demonstrou a existência de ciclistas trafegando em condições inseguras. “O intuito da implantação da infraestrutura cicloviária não é somente atender a pequena demanda, mas proporcionar a possibilidade de indução do crescimento da demanda através da oferta de boas condições de trafegabilidade”, completa. Sobre o levantamento técnico do fluxo de veículos no trecho da Manoel Ribas a ser revitalizado, não foi informado o resultado. O documento afirma, apenas, que “foram executadas várias pesquisas de tráfego”.