COMPARTILHE A MATÉRIA NA SUA REDE
É mais importante que Curitiba tenha várias unidades de atendimento gratuito para animais a ter um único hospital veterinário público no município. A opinião é da Sociedade Protetora dos Animais. Para a presidente da ONG, Soraia Symon, o projeto que cria uma espécie de SUS para os bichinhos da cidade precisa estudar formas de atender as populações realmente carentes, que muitas vezes não têm nem condições de buscar atendimento veterinário.
A presidente falou que hoje existem maneiras de conseguir atendimento para o animal com preços bem mais acessíveis. Ela conta onde encontrar.
O projeto é de autoria do vereador Jair Cezar, do PSDB. No país não existe um hospital veterinário que atenda de forma gratuita os animais. Na cidade de São Paulo, um vereador conseguiu inserir um projeto no orçamento municipal que visa à destinação de R$ 10 milhões para construção de uma unidade gratuita para os bichinhos. No entanto, ainda não há previsão para colocar em prática a proposta.
Em
Campo Magro temos o orgulho de ter a Associação do
Amigo Animal –
click aqui para conhecer -, que foi fundada em 07.07.2000, a partir da necessidade de dar sustentação material ao trabalho já desenvolvido pela Família Misga, e com o objetivo de buscar, através da criação de legislação específica ou de implementação da já vigente, melhores condições de vida para os animais que vivem nas cidades, vítimas do abandono ou maus tratos.
A Amigo Animal mantém o abrigo Chácara São Francisco de Assis (de propriedade da Família Misga) com mais de 2.000 animais, priorizando o trabalho com cães e auxiliando a manutenção de outros lares temporários de gatos.
Desde a sua criação, já são milhares os animais que passaram pelo abrigo, foram
recuperados e encaminhados por adoção a novos lares responsáveis.
Todos os animais doados são vacinados, desverminados e esterilizados para evitar a procriação indesejada. Os animais doados são acompanhados com visitas periódicas pela Amigo Animal, para que se verifique a condição de vida que estão recebendo de seus novos donos.