O terapeuta Dr.Sigmundo, personagem criado para campanha da Prefeitura de Curitiba para incentivar a redução do lixo, está presente nas mídias sociais do município de Quitandinha e nos jornais locais de Campo Magro. Estes são alguns dos exemplos da extensão da campanha para a região metropolitana de Curitiba. Doze municípios aderiram ao projeto.
Eles poderão reproduzir as peças publicitárias, distribuir o material e agendar a participação dos bonecos da campanha em eventos de grande concentração de público. Os direitos autorais da criação foram cedidos para que os municípios possam compartilhar.
“É fundamental desenvolver ações integradas com os municípios e pensar de maneira metropolitana”, disse o secretário municipal de Assuntos Metropolitanos, Valfrido Prado. “Uma ação para redução, reutilização e reciclagem de resíduos não pode ficar restrita a Curitiba, mas deve apresentar resultados satisfatórios também nos municípios vizinhos”, afirmou.
A Prefeitura de Curitiba colocou à disposição dos municípios, de forma digital, todo o material publicitário desta campanha. “Já desenvolvemos dezenas de ações de integração metropolitana nas áreas de esporte, transporte, saúde, meio ambiente e capacitação de funcionários públicos, entre outras, mas na comunicação essa é a primeira experiência”, disse Prado.
Desde junho de 2013, a Prefeitura de Curitiba e os municípios da Região Metropolitana tem se reunido com o objetivo de desenvolver ações em conjunto para potencializar o resultado da mobilização. A grande Curitiba tem 3 milhões de moradores e o destino dos resíduos sólidos é problema partilhado por todos.
Campo Magro foi um dos primeiros a aderir à campanha. Também haverá ações específicas em escolas e unidades de saúde.
Outros municípios que aderiram à campanha são Contenda, Piraquara, Pinhais, Cerro Azul, Almirante Tamandaré, Campo Largo, Campina Grande do Sul, Araucária, Quitandinha, Colombo e Bocaiúva do Sul.
Em Curitiba, a campanha foi lançada oficialmente no dia 5 de abril, com o slogan “Reduza, reutilize, recicle, faça a sua parte”. É feita através de filmes de TV e peças para mídia impressa, mobiliário urbano, busdoor e caminhões de coleta, além de bonecos animados do Dr.Sigmundo e sua turma.
“Reduzir o volume de lixo é um hábito cada vez mais urgente e o processo começa com as escolhas pessoais de cada um”, disse o secretário municipal do Meio Ambiente, Renato Lima.
Fonte: Prefeitura de Curitiba