Terminou agora a pouco no barracão do Jardim Viviane, a Assembleia Geral com as professoras e representantes da APP – Associação Paranaense de Professoras, que teve seu início às 18:30 horas, após a exaustiva e tensa reunião na Prefeitura, onde participaram o prefeito, departamentos jurídicos, APP, representantes das Professoras e o Promotor de Justiça Dr. Paulo Conforto. Foi por água abaixo a teoria sustentada pelo prefeito, de que o Município NÃO teria condições de dar o reajuste referente ao piso salarial nacional, pois em primeira instância o prefeito alegou que o orçamento comprometido do município beirava os 64 %, em um máximo de 54 % permitido por lei. Em relatório do DIEESE, a porcentagem constatada de orçamento empenhado está em toro de 42 %, valor muito mais baixo do que o valor máximo, possibilitando desta forma que o piso salarial reivindicado possa ser pago, sem comprometimento e impacto sobre o orçamento atual. Isso não significa que o reajuste irá ser concedido e nem que ele será negado. Mas é a primeira vitória das professoras sobre os dados IRREAIS divulgados pelo prefeito.
Foi marcado para dia 16 próximo, mais uma e quem sabe a última reunião dessas negociações. Devido ao problema de arrecadação orçamentária nos meses de janeiro, fevereiro e março, com valores menores do que os do ano anterior, a prefeitura, apesar do relatório do DIEESE ser favorável às professoras, o prefeito insistentemente alega que os dados do DIEESE estão errados e coloca a culpa nas empresas terceirizadas, alegando que estas consomem mais do que se arrecada. O tiro foi dado no próprio pé, e o prefeito mexeu em vespeiro, pois é de ciência pública que as irregularidades dos contratos, licitações e pagamentos das empresas terceirizadas, sempre foram questionadas e participaram como sendo os fatores determinantes na sua cassação. Será encaminhada documentação aos órgãos competentes, para que seja feita uma avaliação sobre a terceirização de serviços, pois a porcentagem atual na cidade extrapola o índice máximo permitido por lei.
No que se refere aos assuntos do professorado, estamos editando os vídeos por tópicos de assuntos distintos e os publicaremos na sequência. Nas próximas matérias e vídeos abordaremos os temas : 1- Patrícia Biernaski, 2 – Momentos tensos na reunião da prefeitura, 3 – Propaganda eleitoral nas cestinhas de páscoa dos alunos, 4- A irresponsável solicitação do Sr. Prefeito para que uma professora saísse de sua sala de aula, para ele colher sozinho informações com os alunos. Não deixem de ler e assistir os vídeos que postarei. O primeiro vídeo postado abaixo é sobre a leitura da pauta da assembleia. Curtam e usem os outros botões de divulgação da matéria e vídeos, desta forma a população terá conhecimento dos fatos reais da nossa cidade. Muito obrigado.