COMPARTILHE A MATÉRIA NA SUA REDE
|
Dr. Marcio Silva (com a prancheta na mão), apresentando as unidades. |
Após uma semana bem calma aqui na chácara Pingafogo, a nossa sexta feira anunciava que as emoções iriam se estender pelo sábado e domingo, motivo pelo qual não publicamos outras postagens. Eu, Andréa, Luciane Honorio e Beto, saíamos do supermercado e começávamos a organizar a execução do jantar, café da manhã e almoço, para a pernoite do grupo Desbravadores Gerizim. Sob o comando do Dr. Marcio Silva, a reunião iniciou-se no bairro Boa Vista l, seguindo em caminhada até a chácara Pingafogo, cumprindo assim a primeira etapa das atividades do cronograma de recreação. Ao chegarem, todas as formalidades de praxe foram realizadas e cada chefe apresentou-se com a sua turma, ficando ciente do desempenho de cada atividade que sua unidade seria incumbida. A delegação de responsabilidade e zelo, já era uma meta a ser conquistada !
|
Todos quiseram tirar fotos com o Barrichello. |
Nos primeiros instantes de descontração, as crianças que já haviam participado de outros eventos na chácara, correram para “matar a saudade” de Barrichello, nosso jaboti de estimação. Se teve alguem mais fotografado do que ele, não tenho conhecimento ….rs…
Inúmeras atividades foram desenvolvidas. O elaborado cronograma da recreação, feito pelo Marcio, absorvia totalmente a atenção da criançada, sem que elas notassem nas suas entrelinhas, o alto valor da lição de vida que cada brincadeira se propunha a passar.
|
Luciane, Eu e Andréa (minha esposa) |
Por volta das 20:00 horas, servimos o jantar, cujo cardápio foi por mim elaborado e executado a quatro mãos com a Luciane. Acredito que acertamos no tempero, pois a maioria repetiu mais uma bandeja, ou no mínimo mais meia.
Após o jantar, cada um foi responsável por lavar a sua bandeja, talheres e copo de suco. O capelão Zezinho, organizou e orientou a fila de lavagem. Desenvolveu-se também nesta hora, o espírito de companheirismo, onde os maiores ajudaram e/ou executaram essa tarefa para os pequenos desbravadores que não tinham altura suficiente para a elevada pia e torneira.
Notava-se nos olhos de todos eles, que a curiosidade os dominava.
Os questionamentos eram onde iriam dormir, como iriam dormir e onde seria a trilha de lama que iriam ter que fazer na manhã seguinte. As atividades recreativas-educativas, entraram noite a dentro literalmente, pois as 03:00 da manhã, o último grupo fazia caminhada na escuridão aprendendo a usar lanterna, orientando-se no meio da mata.
Todos os sentidos foram requisitados, audição, olfato, visão … o sucesso da caminhada noturna foi absoluto.
Quem tinha medo da escuridão acostumou-se a ela, e percebeu que a luz só avança porque a escuridão está ali na sua frente, pedindo para ser explorada e vencida com sabedoria. Ninguém triunfa se os problemas não existirem e forem solucionados. Superar medos e executar desafios definidos é de fundamental importância para a construção de uma índole juvenil equilibrada. Uma segunda etapa da recreação acabava de ser concluída !
Beto Stec, sempre atento a tudo que acontecia nas atividades, clicou cada momento do nosso evento.
Os mansos beija-flores finalmente anunciavam um novo dia. Ao começar a fazer o café da manhã, o nublado céu e a incerteza de chuva me instigaram a pensar que algumas das atividades pudessem ser canceladas. Após o café, a firme voz de comando do Marcio, perguntou : Turma, queremos mais chuva? Simmmmmm, foi a resposta! Queremos mais lama? Simmmmm, foi novamente a resposta. Queremos tarefas mais fáceis ? Nãooooooo, soou em mais alto tom. Nenhuma missão foi abortada e o dia foi repleto de produtivas atividades …VEJA O ÁLBUM COMPLETO DE FOTOS clicando aqui !