Conheça a história do restaurante campomagrense “Dona Ana”,. Com mais de 50 anos de tradição culinária, a família Tulio foi precursora da gastronomia italiana no bairro de Santa Felicidade. Tradição essa que começou com Abílio Tulio e que continua presente em todo o cardápio oferecido pelo Dona Ana Bistrô. Temperando toda essa experiência com um novo conceito – o de restaurante do campo – o Dona Ana preserva o clima de “casa de nona”, adicionando a ele novos ingredientes e sabores. Os proprietários, empresários curitibanos com mais de 30 anos de experiência gastronômica, o casal Ana Lúcia Tulio e José Augusto Tulio são os idealizadores do Dona Ana Bistrô. Morando há mais de 20 anos na região metropolitana de Curitiba, em 1988 o casal optou por investir no jovem município de Campo Magro. Inicialmente com o Cabaña Novo Refúgio (local de hospedagem e doma de cavalos) e mais recentemente com o Bistrô, o casal firmou raízes e Campo Magro tornou-se o novo refúgio da família Tulio.
Na década de 50
Tudo teve inicio no Bar e Sorveteria Colonial, que além de ser bar e sorveteria, era restaurante e uma central telefônica com mais de 28 estações. Aberto originalmente pela Dona Júlia Toaldo, o pai de José Augusto Tulio, o Sr. Abílio Tulio assumiu a administração do local, que se situava em frente a igreja matriz de Santa Felicidade. Atendendo diversos tipos de públicos, as refeições eram servidas somente sob encomendas agendadas, o que tornava os pratos ainda mais especiais e exclusivos. As especialidades da casa eram: frango assado e ensopado; maionese; pombo recheado e Paca.
N a década de 60
No inicio desta década, o Sr. Abílio Tulio partiu para um novo projeto, onde ajudou seus primos a abrirem o Restaurante Tulio, repassando segredos culinários que a experiência de anos já havia lhe proporcionado. Em 1962 seu Abílio foi auxiliar a irmã Julia a elaborar o então Restaurante San Remo. Já em 1969, abriu novamente a sua própria casa, o Restaurante Florença, onde atuou ao lado de seus filhos por mais de 30 anos e se estabeleceu como um dos grandes nomes da culinária paranaense.