Em uma segunda matéria da série VALE A PENA VER DE NOVO, postarei a reportagem que fiz há alguns meses, onde entrevistei o ex-deputado estadual Neivo Beraldin, atual superintendente do Ministério do Trabalho no Paraná. Duras críticas sobre o problemático recebimento do ICMS-Ecológico em Campo Magro. Confira abaixo:
A cada dois meses de incetivo de ICMS-Ecológico que Campo Magro recebe, o prefeito PODERIA COMPRAR um prédio para a prefeitura, pois a cidade não tem sede própria, ela é alugada ! . Essa e outras ponderações foram feitas pelo ex-deputado Estadual Sr. Neivo Beraldin, em entrevista exclusiva ao nosso blog. Sempre gentil e sorridente, o autor da lei de incentivo, e atual Superintendente do Ministério do Trabalho no Paraná, comentou sobre a importância do trabalho que desenvolve, e falou sobre o ICMS-Ecológico e seus efeitos. A entrevista está abaixo resumida em texto e editada na íntegra, em vídeo com 15 minutos de duração. A partir do sétimo minuto de conversa, Beraldin faz algumas ponderações sobre Campo Magro. Fala sobre a tradição do Ministério do Trabalho em seus mais de oitenta anos de atividades. Disse que o Paraná tem 60.000 vagas de primeiro emprego e que somente estão colocadas 12.000, ficando o Ministério do Trabalho aberto para a sociedade civil organizada, seja patronal ou de trabalhadores…
Em seguida Beraldin fala da lei que ele criou em 1991, o IMCS-Ecológico, dos prêmios nacionais e internacionais que ela ganhou e completa que ela foi copiada em mais estados do Brasil. Diz ainda que a constituição determina a autonomia do município, e quando o município recebe essa compensação financeira, ele tem autonomia para aplicar esses recurso onde o prefeito e vereadores entenderem que deva ser aplicada. Enfatiza que a rigor, cabe aos Vereadores fiscalizarem onde foi aplicado esse dinheiro, e que ela seja aplicada em estímulo ao pequeno produtor, ou aquele que tem uma nascente em sua propriedade, incentivando assim os cuidados naquela cabeceira de rio. Argumenta que isso é o nosso futuro, a nossa glória, pois temos que preservar a qualidade das matas, da água que bebemos e do ar que respiramos, e quando não tivermos mais isso, não teremos mais nada !
Em seguida à sua resposta, comentei que em Campo Magro pouco se vê de realizações feitas nessa área que recebe o incentivo, e questionei , para reconfirmar, se realmente a nossa cidade recebe essa verba mensal. Beraldin respondeu que Campo Magro foi desmenbrado de Almirante Tamandaré, já vislumbrando esse grande incremento da receita do ICMS-Ecológico, disse que Campo Magro a cada dois meses de ICMS-Ecológico recebido, daria para comprar uma prefeitura que ainda não temos, pois é alugada!”.
Perguntei qual seria o valor aproximado que Campo Magro recebe por mês desse incentivo. Beraldin respondeu que não está totalmente atualizado, mas que certamente o valor ultrapassa os R$ 400.000,00 por mês, … algo assim em torno de R$ 100.000,00 POR SEMANA !!!!, fora o percentual que recebe por ser Área de Manancial Hídrico.
Beraldin completa que Campo Magro ao longo do tempo, o tem entristecido muito, pois ele não vê as coisas evoluírem em termos de área social, e inovação na administração, diz que vê um Prefeito de rabo preso com a Câmara e uma Câmara de rabo preso com o Prefeito. Comenta que isto é uma tônica que vem acontecendo, e que nós ainda não temos uma cultura de participação popular, nas ações da administração pública. Afirma que temos que ter uma participação mais efetiva quando se trata de uma prestação de contas do município, e que precisamos inserir a sociedade neste contexto, pois não dá mais para ficar apenas assistindo essa divergência Câmara Prefeito, Prefeito Câmara.
Comentei com Beraldim, que é esse um dos ideais do nosso blog ao se publicar os fatos reais que acontecem na nossa cidade, colocando o munícipe a par dos acontecimentos que não são divulgados por outros meios manipulados, tentando desta forma que se mude um pouquinho a antiga cultura não-participativa, e o munícipe seja mais ativo. Beraldin endossa que é muito importante que a sociedade saiba realmente o que acontece, como funciona a administração pública, e é muito importante isso, pois enquanto não tivermos uma sociedade com pleno conhecimento do que acontece na administração, que é de interesse de todos, nós não teremos os avanços que precisamos. Comenta ainda que nós temos que qualificar o eleitor, pedindo para que ele participe efetivamente, e que não não se de continuidade ao que hoje acontece, onde os vereadores viraram assistencialistas. Beraldin é taxativo em afirmar que a função do vereador é fiscalizar a boa aplicação do dinheiro público e fazer leis ! Acrescenta que inverter esse assistencialismo é fundamental, pois da forma que está, o resultado imediato e pessoal, passa a valer mais do que o resultado coletivo. Pondera que podemos agir globalmente, mas temos que saber que os problemas e soluções estão no local, pois considera que somos uma família que precisa conversar, discutir, e saber o quanto entrou de FPM, quanto entrou de ICMF, quais são as receitas do município, quanto arrecadou de IPTU, quanto se gasta na folha de pagamento, quanto gasta em investimento !
Beraldim questiona os seguintes assuntos :Quanto se gasta em investimento na Prefeitura de Campo Magro ? Quanto se paga de aluguel no prédio da Prefeitura ? Será que já não teria dado para se construir um prédio próprio ? A quem interessa pagar esse aluguel ? Será que é aquele que alugou o prédio para a prefeitura, ou aqueles que estão administrando, e que tem interesse esse conforto ?
Completando a nossa entrevista, ele diz que a cidade tem que evoluir, tem que ter a sua sede própria, pois o município já tem 18 para 19 anos !
Beraldin finaliza com as frases : “…eu poderia ter tido muito mais votos em Campo Magro, mais ai teria que combinar com os vereadores : …ohhh vereador, você vai me apoiar ? ele responderia : depennnnnde ! Ohhhh prefeito, você vai me apoiar ? Ele também responderia : depennnnnde !, e ai nesse “depende todo”, diz que está fora da política, e que a entrevista está encerrada …
__________________________________________________________________
Assine atualizações do site, recomende ou envie esta matéria a seus amigos: