Sinalização e lombadas fora dos padrões em Campo Magro.


COMPARTILHE A MATÉRIA NA SUA REDE

Rodando novamente pelas ruas de Campo Magro, no meu roteiro quinzenal pelos bairros Boa Vista I, II, III e IV, estranhei a “meia lombada  e parei meu carro para falar com os munícipes. Assim como eu, os moradores do local acham-na super importante, mas questionam, e com razão, que os veículos em alta velocidade, passam irresponsavelmente para a outra pista (na contramão!) para desviar da “meia lombada”, tornando mais perigosa a solução encontrada do que o antigo problema real.

Sou totalmente favorável, e sem sombra de dúvidas elas são um artificio beneficamente usado na contenção da velocidade, com um custo infinitamente menor, se comparado às lombadas eletrônicas, que estão fora de qualquer cogitação em municípios com baixa arrecadação. Entretanto se forem construidas fora dos padrões, pode ser uma ilusão de segurança ou mesmo um risco maior. Construí-las em lugar errado, sem estudo prévio, com sinalização deficiente, sem manutenção do pavimento, ou com dimensões físicas fora da especificação técnica , constitui um grave problema.

As fotos que tirei mostram inúmeras irregularidades, tais como, medidas erradas, falta de sinalização nos dois sentidos da rua (veja com detalhes as fotos), e abuso dos motoristas que se sentem “sugestionados” a cometerem essas infrações. A falta da sinalização regulamentada de lombadas é uma constante na maioria das ruas.
Em 21 de maio de 1998 o CONTRAN – Conselho Nacional de Trânsito –       aprovou a Resolução nº 39 / 98 que estabelece padrões e critérios para instalação de ondulações transversais (lombadas) e sonorizadores nas vias públicas, disciplinados pelo artigo 94 do Código de Trânsito Brasileiro. A Resolução nº 39 determina a remoção imediata das lombadas fora de padrão por serem inseguras.
Simplificando a questão dos padrões, a lombada do tipo I , deve ter 1,5 m de comprimento e 8 cm de altura e a do tipo II, deve ter 3,70 de comprimento e 10 cm de altura. Ambas , com a largura total da pista e com drenagem superficial adequada.


Nos primeiros 05 minutos que fiquei observando o transito no local, de 14 veículos, 4 desviaram pela contramão. Fui fazer algumas visitas e voltei após 40 minutos. Nesta nova observação foram 17 veículos e mais 6 deles novamente cometendo infração. Por média de amostragem, isso significa que 31,5 % dos motoristas cometeram erro no período avaliado, colocando a população em risco de sério acidente. Se esta lombada estivesse dentro dos padrões normativos, ou mesmo dentro dos padrões de bom senso, esta porcentagem seria zero. Parte do erro é dos motoristas, mas isso não ameniza a responsabilidade de se construir a outra metade e prevenir de fato muitos acidentes …
Alguém ai quer conferir com a fita métrica ?

Bjuuuuuu gente lindaaaaaaaa … uhuhuhuhuh … arrepiiiiiia coraçãooooo
texto e fotos by Mozzilli


7 thoughts on “Sinalização e lombadas fora dos padrões em Campo Magro.

  • Anonymous

    Parabéns ao Deputado Accorsi que colocou um assessor aqui na cidade, uma iniciativa que faz a gente continuar votando nele. Que sirva de exemplo para os politicos que alegam falta de tempo em atender todas as cidades. Contamos com vcs.

  • Anonymous

    voce esqueceu de falar que não tem placas nas ruas , pois o prefeito gasta o dinheiro "dele" pagando pinga pros bebados nos botecos de Campo.

  • Anonymous

    bem boa a reportagem que vc fez. já fui atropelado por um carro na contramão que me derrubou da bicicleta, pois eu não vi ele e virei a bicicleta na minha mão.

  • Anonymous

    Mozzilli, vai na delegacia e veja o B.O. de 2 atropelamento na contramão aqui nessa meia lombada. Pega os nomes das vitimas e publica no seu site. Passa aqui na padaria da esquina e conversamos melhor.

  • Anonymous

    As reportagens sobre o lixo, as estradas e a falta de placas são os problemas menores de Campo Magro. Estamos organizando um encontro com os moradores e gostariamos que voce, o deputado e a Luciane da radio pudessem participar. Falarei com voces pelo e-mail. Abraços

  • Anonymous

    Sr. Mozzili, as verdades publicadas aqui no seu blog nada mais são do que a realidade vivida aqui desde que estamos na gestão do prefeito Pase.Chegou a hora de colocar a boca no trombone junto com os moradores. Obrigado.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>