A comunidade do bairro rural Conceição dos Correias, aqui em Campo Magro, recebeu esta semana as chaves de uma retroescavadeira adquirida através de uma emenda parlamentar do Governo Federal. O município tem hoje cerca de 1.300 pequenas propriedades rurais, uma agricultura familiar forte e um número expressivo de criadores de peixes.
O novo equipamento será utilizado na construção de viveiros para piscicultura, limpeza, manutenção ou melhoria de tanques antigos e pequenas obras de saneamento ambiental das propriedades rurais, bem como em obras para a instalação de projetos de irrigação. O Governo Federal destinou uma emenda parlamentar no valor de R$ 195 mil, que possibilitou a compra desta retroescavadeira.
Representantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável estiveram presentes no evento para definir o número máximo de horas de uso a serem inscritas por ano para cada produtor beneficiado e as regras de compartilhamento dos custos de operação da máquina. As inscrições para o uso da escavadeira serão realizadas na Casa do Agricultor, que se localiza na própria comunidade. Para programas de piscicultura, remoção de solo e limpeza de tanques as inscrições deverão ser feitas na Secretaria de Meio Ambiente.
A elaboração de projetos de piscicultura será feita por um técnico da Emater de acordo com as normas ambientais e encaminhado a Suderhsa para verificação da dispensa de outorga do uso da água.
Como o uso da retroescavadeira está sob a responsabilidade organizacional da Prefeitura Municipal, esperamos que o seu uso NÃO seja direcionado e tendencioso, visando favorecer somente quem se comprometer a ser cabo eleitoral nas próximas eleições. O trator é da comunidade, e ela é a responsável pela fiscalização do uso do bem que lhe foi dado. Toda atenção deve ser redobrada … de olho nisso munícipes !