CAMPO MAGRO ESTÁ PIOR QUE AS VERGONHOSAS LISTAGENS.


COMPARTILHE A MATÉRIA NA SUA REDE

Se Campo Magro está ou não na lista dos municípios que receberem verbas para fazer aterro sanitário e não fizeram, isso ainda não será pauta de postagem. O questionamento é que aqui na cidade, devido ao fato de estarmos localizados em área de manancial hídrico, não podemos ter esse tipo tipo de destinação do lixo, mas a Prefeitura Municipal joga uma considerável parcela dele no LIXÃO CLANDESTINO do bairro São Benedito. Com relação aos percentuais destinados à esse tipo de problema, mais da metade (57%) dos recursos federais destinados a pequenos municípios para construção de aterros sanitários foi gasta incorretamente. Esses números foram constatados em uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) divulgada no início deste mês. 

Entre 231 prefeituras com menos de 25 mil habitantes que receberam recursos da Fun­­dação Nacional da Saúde (Fu­­nasa) – órgão ligado ao Minis­­tério da Saúde –, apenas 79 construíram os aterros. Nas outras 152 cidades, a obra começou como aterro, mas se tornou lixão com o passar do tempo. Dessa forma, de R$ 41,1 milhões liberados em forma de convênios, cerca de R$ 24 milhões, ou seja, 57% do total, foram investidos inadequadamente, conforme o TCU. O Instituto Brasileiro de Geo­­grafia e Estatística (IBGE) apurou que 67% dos municípios com até 50 mil habitantes dão destinação inadequada ao lixo urbano. No Paraná, conforme indica o site da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, há 181 municípios com lixões. 

“Um aterro se transforma em lixão em menos de três meses. Isso acontece porque falta capacitação técnica nas prefeituras”, opina o diretor-executivo da Associação Brasileira das Em­­presas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, Carlos Silva Filho. Em postagem anterior click aqui para rever, estive no Lixão Clandestino do bairro São Benedito em Campo Magro. Uma deplorável visão que nos classifica como se fossemos pior do que os que receberam verbas e não a utilizam adequadamente. Verba ? Será que também a recebemos  ?  Bom, esse assunto fica para uma outra postagem …


Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>