CAMPOMAGRENSES EM BREVE TERÃO ACESSO AO DIÁRIO OFICIAL DA CIDADE.


COMPARTILHE A MATÉRIA NA SUA REDE

Como é de conhecimento público, e já foi matéria de nossas postagens e de jornais da região, uma das grandes dificuldades dos campomagrenses é ter acesso ao jornal Diário Oficial do Município. O jornal deveria ser amplamente divulgado à municipalidade, mas por motivos de “forças ocultas” nos fazem sempre ficar correndo atrás dele, como está sendo o caso do exemplar que nosso blog procura, no qual foi publicado a doação pela PMCM de um terreno no Jardim Cecilia. Creio que os vereadores aprovaram esta doação à terceiros, de uma forma amplamente questionável, coincidentemente após uma grande parcela deles nos darem fortes indícios que de alguma forma foram convencidos pelo executivo à mudarem suas opiniões e atitudes com relação à cassação, procedimentos administrativos e aprovação de projetos. Deve ser lembrado o fato que a Câmara Municipal e a própria prefeitura estão localizadas em prédios alugados. Reveja matéria clicando aqui !

Esse estranho sumiço de publicações deve mudar em breve. 

Os municípios paranaenses que ainda não se cadastraram no Departamento de Imprensa Oficial para publicar seus atos administrativos no Diário Oficial do Estado devem regularizar a situação até o próximo domingo, 1º de janeiro de 2012 – data em que entra em vigor a lei que estende aos municípios os princípios da Lei Estadual da Transparência. Sancionada em julho pelo governador Beto Richa (PSDB), a lei complementar 350/11 obriga as administrações municipais a divulgarem em diário oficial eletrônico e mídia impressa todos os atos do Executivo, do Legislativo e do Judiciário.

TRANSPARÊNCIA – A lei que estende aos municípios os princípios da Lei Estadual da Transparência visa ampliar o acesso dos cidadãos às informações do setor público. 

Ela prevê que as publicações por meio eletrônico deverão ser de amplo acesso público, sem exigências de cadastro de usuários ou utilização de senhas para acessar o edital. Ações como nomeação de servidores, salários, lotação, licitações, ativos, despesas, cópias das notas fiscais e bens móveis e imóveis sejam amplamente divulgados. O Tribunal de Contas fiscalizará o cumprimento da medida. A lei prevê também que Câmaras de Vereadores e Prefeituras Municipais deverão divulgar todos os seus atos utilizando também veículos de mídia impressa. Da maneira que em algumas cidades a conturbada situação política se encontra, teremos mais uma tarefa ao confrontarmos o que irá ser publicado na internet com o que for impresso nos meios convencionais. Não dá para deixar correr solto …


Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>