Já fizemos uma postagem falando sobre o Museu do Lixo aqui em Campo Magro – reveja matéria clicando aki. Hoje vamos falar da sua história, origem e outros detalhes. O texto que compilo abaixo é da gravação da reportagem, mas seria interessante assistir o vídeo e ficar conhecendo mais um pouquinho da nossa cidade e da sua cultura. Um maravilhoso e produtivo sábado a todos.
Da reportagem :
” – Voltamos. Alguém já te disse que dá para tirar algo de bom , mesmo que seja das experiências mais difíceis ?
– O aprendizado e a beleza pode ser encontrado em todos os lugares. Até nos lugares menos esperados como o lixo !
– Esta manhã fomos conhecer um museu em Campo Magro. Que tem um rico acervo criado a partir daquilo que foi jogado fora. Livros, relógios, material escolar, óculos e até objetos de prata, são algumas das curiosidade que são capazes de encantar adultos e crianças.
– Livros, máquinas fotográficas, e até mesmo móveis antigos estão expostos. Este é um museu diferente, os objetos que são apresentados aqui foram retirados do lixo. Tudo começou na década de 1990, quando Curitiba implantou a coleta seletiva de lixo. Desde então foram reunidos aqui mais de 5.000 objetos encontrados pelo pessoal que faz a separação seletiva do lixo. Além do resgate de material de relevante interesse cultural, o museu mostra a importância da separação adequada do lixo.
– Os materiais assim como geladeiras e fogões, acabam indo para a reciclagem. O material ali é separado e são vendidos para as indústrias, e o que não é separado vai para o aterro sanitário, e o que é curiosidade ou cultura, vem para o museu.
– Apenas uma parcela do que é dispensado no lixo curitibano fica exposto aqui no museu. São produtos eletrônicos, objetos de decoração, de uso pessoal , mas também ferramentas de uso profissional, como este completo e antigo equipamento de consultório odontológico.
O acervo impressiona turistas, pois há aqui peças curiosas, como antigos vestidos de noiva, vitrolas, máquinas antigas de costura, óculos antigos e utensílios de cozinha e objetos de prata. Alguma peças chama a atenção, como por exemplo um antigo mapa de Curitiba, e réplica de famosas obras de arte.
– Uma das curisosidades é o mapa de Curitiba, datado de 1857, quando ainda se escrevia Curitiba com “y”. Outra curiosidade é uma réplica de uma face que atualmente está no Museu do Louvre, em Paris, e que veio parar aqui através do lixo.
– São encontrados livros antigos, o que deu origem a uma biblioteca. Computadores são usados pelos funcionários da biblioteca. E para que você não se surpreenda um dia, com objetos da sua família expostos aqui no museu, é importante você dar valor e saber separar o seu lixo.
– Com os ensinamentos que acabamos de aprender, devemos ensinar que o lixo, muitas vezes não é lixo, e pode ter uma longa vida, ensinando as gerações futuras.