COMPARTILHE A MATÉRIA NA SUA REDE
Campo Magro é uma cidade onde o uso do Ministério Público tem farta documentação e intimidade com os problemas da gestão administrativa. Porém ele pode ajudar o munícipe em muitos outros problemas. Para quem mora em Campo Magro, existe a necessidade de ter que se dirigir até Almirante Tamandaré. O prédio do MP, fica atrás da sede da prefeitura, veja foto abaixo com o mapa.
No próximo 14 de dezembro se comemora o dia de sua inauguração. No Paraná, o MP tenta se tornar mais conhecido da população e ampliar o atendimento. Apesar de ser mais citado na mídia pelo combate à corrupção, o MP foi criado para garantir o cumprimento das leis e dar atendimento jurídico à população. É o Ministério Público que pode resolver seu problema de cobrança indevida na conta de telefone, a poluição do rio que corta seu bairro, falta de vaga em escolas ou ajudar quem sofre violência doméstica. O MP já tem projetos em andamento com o objetivo de chegar mais perto da população.
Um deles é a central de atendimento, que deve ser implantada no ano que vem. Outro, que já saiu do papel, é o MP Social. O foco está nas comunidades carentes, que não tem acesso a serviços básicos, como saúde e educação. O procurador-geral de Justiça, Olympio de Sá Sotto Maior Neto, explica que a meta é aproximar cada vez mais os promotores e procuradores da sociedade, principalmente nas regiões carentes.
O procurador-geral lembra que uma das grandes conquistas obtidas com essa aproximação foi a construção de um colégio no Bairro Alto, em Curitiba, após a intervenção do MP. Ele conta que as ações civis públicas ampliaram o leque de atuação.
Sobre a estrutura que a instituição tem hoje, Olympio avalia que não é a ideal, mas suficiente pelo menos por enquanto.
A data de 14 dezembro foi escolhida porque é o dia da sanção da lei complementar 40, que tratou da organização do Ministério Público.