Alexandre : Bom até hoje como eu havia falado na outra entrevista, NÃO recebemos nenhuma resposta. Nós do movimento negro, ou Afro-descendentes, que prefiro falar assim para manter uma só linguagem, gostaria de esclarecer que ser descendente Afro, não significa ser negro, se você Mozzilli, tivesse a sua avó negra e seus pais brancos e nascesse branco, você seria um Afro-descendente, pois até a terceira geração ela predomina e não há necessidade de se ter como parâmetro a cor do descendente. Com relação ao apoio, nós não tivemos nenhuma resposta do poder público, há aproximadamente um ano e quatro meses. Eu estive lá conversando com o prefeito Sr. José Pase, pois a secretária dele conseguiu uma agenda somente após três meses, e esse tempo todo o projeto estava engavetado. Eu protocolei o projeto, que é uma parceria com o Ministério da Igualdade Social, com as prefeituras, onde a prefeitura teria que criar um organismo, uma coordenação ou uma secretaria, para que ela possa receber recursos financeiros do Ministério da Igualdade Social, para que a prefeitura possa desenvolver políticas étnico-raciais.
Mozzilli : Alexandre, isso iria gerar renda para o município, é assim que eu entendi ?
Alexandre : Ia gerar renda sim , e eu não consegui nenhuma resposta, e quando eu consegui uma agenda com o prefeito, e fiz uma explanação técnica, do que representava esse convênio com o Ministério da Igualdade Social, simplesmente o poder executivo fez um desleixo, ou melhor, um pouco caso da temática. E não sabe ele , que ele abriu mão de uma verba de investimento de aproximadamente 3 milhões de reais desde o ano passado até agora.
Mozzilli : Alexandre, a prefeitura não teria nenhum gasto para receber essa verba de investimento ?
Alexandre : O município teria um gasto zero. Nenhum gasto, o que poderia ser um gasto, ou preferia dizer um investimento, seria o prefeito ter que qualificar algum funcionário, já da prefeitura, ou nomear alguém capacitado dentro da temática étnico-racial.
Mozzilli : A associação está ligada a ONU ?
Alexandre Cesar na ONU. |
Alexandre : Nós somos a única associação do sul do Brasil, ligada diretamente à ONU, e assim sendo, todas as ações que realizamos temos que fazer um relatório e informar o nosso passo a passo. Como você pode ver , os documentos oficiais provam essa parceria. E a missão da associação é servir a população. Eu não estou aqui para contar quem é anjo ou não, mas a moralidade é essencial. Como exemplo, você não pode comprometer um orçamento de quase 9 milhões de reais, para se gastar do dia primeiro de dezembro até o dia 31 de dezembro. Isso é um insulto à população campomagrense, é nos chamar de burros, de impotentes, e assim nós como cidadãos nos tornamos mesmo impotentes, porque não conseguimos intervir no legislativo, que foi omisso, a partir do seu presidente Odair Cordeiro, afirmo que na minha posição ele foi omisso como presidente de uma Câmara, que rege a legislação de um município, uma câmara que tem a responsabilidade de servir o município, ele não poderia ser conivente em canetear um projeto desse de nove milhões de reais, tendo em vista que há 3 ou quatro meses atrás foi liberado a quantia aproximada de mais 4 milhões de reais e ele votou para a cassação do prefeito. O ser humano é muito difícil de se entender, ele é mutável, mas o caráter, eu fico pensando comigo mesmo, será que é mutável ? Ponto de interrogação. Com relação ao último evento no Planeta Bola, eu gostaria de agradecer a toda a imprensa, o apoio do governo estadual, na pessoas do Sr. Jocimar Calabria, da Casa Civil, que veio pessoalmente prestigiar o evento, também a secretária de justiça, que hoje está sendo uma parceira, e o Sr. Alberto Machado do Ministério Público do Paraná, que nos da apoio no direito constitucional.
Mozzilli : Ok, Alexandre , muito obrigado !
Alexandre : Obrigado, firmeza !