Hoje pela manhã recebi um telefonema de alguns moradores do bairro Boa Vista I, e fui lhes fazer uma visita para que pudéssemos conversar sobre os problemas do bairro. Chegando à Rua Boca de Leão, gravamos duas entrevistas em vídeo, com o morador Sr. João Antero de Oliveira e seu vizinho Sr. Leandro de Moraes.
|
ENTRE ESTAS DUAS FOTOS, O ESGOTO CORRE A CÉU ABERTO POR UNS 20 METROS. PERCEBAM QUE A MANILHA DA SEGUNDA FOTO,
TEM A METADE DO TAMANHO DA MANILHA DA PRIMEIRA FOTO. COMO NÃO PODERIA HAVER TRANSBORDAMENTO ?
|
O assunto abordado foi a falta da infra-estrutura de esgotos e águas pluviais. Obras que foram prometidas, não foram realizadas e fazem com que algumas casas sejam inundadas nos dias de chuva, dejetos dos esgotos passem a céu aberto por cima da rua, ratos se espalhem por todos os cantos e um pútrido odor seja uma constante nos dias mais quentes e ensolarados.
|
ABSURDAMENTE as setas AMARELAS mostram os esgotos dos vizinhos sendo despejados no quintal das casas do PAC.
A seta VERMELHA mostra e rede de esgoto inacabada no meio do quintal da residência do munícipe. |
Uma outra reivindicação foi que a parte alta do PAC, que ainda está sendo construída, já tem pavimentação, rede de esgoto adequada e calçadas com meio fio. Reclamam que moram aqui há mais de um ano, e que essas benfeitorias foram prometidas tanto na Rua Boca de Leão como nas proximidades, e até agora não se obteve nenhuma resposta dos órgãos competentes.
A chuva de hoje impediu que o forte odor fosse sentido, mas nos favoreceu nas observações da rede de águas pluviais e águas servidas (esgotos).
|
Na primeira foto esgoto a céu aberto. Na segunda foto a galeria inacabada, ficou quebrada (buracos por onde entram e saem os ratos),
e no meio do quintal da residência. Já foi protocolada solicitação de providências há mais de 6 meses e nehuma providência foi tomada. |
A precariedade na finalização de toda essa rede, mais uma vez ficou a desejar. Como de costume mais uma obra inacabada, conforme mostram as fotos e o vídeo.
Na parte mais baixa do PAC, os esgotos correm a céu aberto por um determinado trecho, além do que o dimensionamento da tubulação inicial, passa por um extremo estreitamento do seu diâmetro na continuidade inacabada da obra, o que ocasiona o transbordamento e a exposição dos dejetos (Foto1).
Providências IMEDIATAS devem ser tomadas, essa nossa gente merece toda a atenção das autoridades, ou elas só servem para trabalhar, gerar renda para o município e pagar impostos ?
DEPOIMENTO DE MORADORES DO LOCAL