COMPARTILHE A MATÉRIA NA SUA REDE
Segundo o historiador Francisco Negrão, a origem do nome batel está no fato ocorrido em 1854, quando o alfaiate Torquato Paulino, resolveu montar uma pequena embarcação para participar das tradicionais festas do Espírito Santo em São José dos Pinhais. A chegada do Batel (pequeno barco) de Torquato a São José foi triunfal, querendo todo o povo contemplá-lo e saborear as galinhas recheadas, os leitões assados, os pastéis, os croquetes e os refrescos vendidos por ele na festa em sua pequena e improvisada lanchonete em forma de barco. Regressando a Curitiba, pela Estrada do Mato Grosso, o barco se acidenta num desnível, ficando abandonado no local durante muito tempo. O fato chamou a atenção dos curitibanos, que passaram a chamar a região do acidente de Batel.
Existem, ainda, outras versões para a origem do nome: homenagem a um antigo morador da região, que se chamava Bathé; palavra proveniente do latim battelum, que significa pequeno barco ou canoa; ou da palavra francesa bateau, que também quer dizer barco.
Atualmente, além de tradicional área residencial de Curitiba, com cerca de 12 mil habitantes, o bairro do Batel é repleto de restaurantes e opções para sair à noite. O bairro também conta com 9 hospitais e 4 shopping centers. Conheça-o !