A Rede de Proteção Animal da Prefeitura está na Regional Santa Felicidade com o Programa Municipal de Castração Gratuita, de cirurgias para cães e gatos e identificação gratuita por microchip.
Os atendimentos começaram em 1 de julho e vão até a sexta-feira (12/7). Serão atendidos 300 animais da região previamente inscritos para a castração. O veículo Castramóvel está estacionado no Distrito de Manutenção Urbana (Rua João Reffo, 1.218, Santa Felicidade).
A cachorra Maia, da dona de casa Alexandra Figueiroa, foi atendida. “É um serviço importante para a população. Cuidamos dos nossos pets e colaboramos para evitar a proliferação de animais nas ruas”, disse Alexandra. Maia foi adotada há cerca de um ano e meio e virou a mascote da família.
Aproveitando a viagem, Alexandra levou para o procedimento dois gatos atendidos pela mesma protetora de animais de quem adotou a cachorra.
A estudante Emilene Ricardo levou a Luna, uma cachorra de dois anos, para a esterilização. Em uma clínica privada o procedimento custaria, em média, de R$ 350 a R$ 600. “É muito bom contar com esse apoio. É visível que as ruas têm menos animais abandonados e nós conseguimos cuidar melhor dos nossos cães”, disse Emilene.
De julho de 2017 a maio de 2019, o programa da Secretaria Municipal do Meio Ambiente atendeu quase 29 mil animais. Na Administração Regional Santa Felicidade, 2.455 animais passaram pela cirurgia de esterilização nos últimos dois anos.
Avaliações clínicas gratuitas
De 15 a 18 de outubro haverá nova ação promovida pela Rede de Proteção Animal na regional. Serão realizadas avaliações clínicas gratuitas, que são prévias colocar a saúde do animal em dia e deixá-lo apto a fazer as cirurgias de castração, além de prevenir o aparecimento de doenças e combater o abandono de cães e gatos.
Para participar da castração de animais
Interessados em ter animais castrados devem fazer a inscrição no site da Rede de Proteção Animal (http://www.protecaoanimal.curitiba.pr.gov.br/ ) e validar os cadastros nas Ruas da Cidadania com o número do protocolo gerado. A prioridade do programa é atender animais da população que tenha benefícios sociais, organizações não-governamentais ligadas à proteção animal e protetores de animais independentes.
Os responsáveis pelos animais, tutores ou os protetores independentes que já tenham feito inscrição no site da Rede de Proteção Animal devem manter os contatos atualizados e aguardar o agendamento telefônico. (CONTINUA APÓS A PROPAGANDA …)
Passo a passo da inscrição
1 – Acesse o link Cadastre seu Animal no site da Rede de Proteção;
2 – Informe seu CPF para iniciar o cadastro;
3 – Preencha corretamente seus dados e os dos animais;
4 – Informe o programa social ou ONG do qual faz parte: Armazém da Família; Bolsa Família; ONG de Proteção Animal ou protetor independente (mediante cadastro de protetor independente);
5 – Clique em adicionar o animal e em seguida, vá até o fim da página, clique em Salvar e anote o protocolo gerado (cada animal inscrito terá um número de protocolo);
6 – Compareça à Rua da Cidadania da Regional onde deseja atendimento para validação do benefício, apresente RG, CPF, o número de protocolo gerado e o comprovante do benefício; exceto Protetores e ONGs;
7 – O agendamento do procedimento será feito pela Rede de Proteção Animal por contato telefônico.
Em caso de dúvidas, os tutores e protetores podem ligar para 3350 9939.