SE A ÚNICA FERRAMENTA QUE VOCÊ POSSUI É O MARTELO, TRATE TODOS OS SEUS PROBLEMAS COMO SE FOSSEM PREGOS !


COMPARTILHE A MATÉRIA NA SUA REDE

Normalmente durmo a uma da manhã e algumas poucas vezes antes da meia noite. Meu sagrado e pontual relógio biológico me faz acordar às 05:45, pois gosto de correr ou caminhar uma hora e meia, antes de iniciar meu dia de trabalho. Herdei esse agradável e salutar hábito, dos muitos anos fiz parte da Seleção Brasileira de Judô, pois o treinamento extremamente rígido ministrados aos faixas pretas da equipe, fazia com que levantássemos bem cedo para os treinamentos matinais. Hoje pela manhã ao correr, meus pensamentos me levaram à algumas remotas situações por que passei. 


Meu falecido professor sempre me dizia a seguinte frase “A fé com trator e dinamite remove montanhas”, ou seja, o ensinamento que ele queria transmitir era que não adianta orar, acreditar e  não agir !
Uma outra frase que desde os primeiros anos de vida, escutei do meu pai era a seguinte,  “Se a única ferramenta que você possui é o martelo, trate todos os seus problemas como se fossem pregos !”.


Essas duas frases sempre foram os meus lemas de vida.
Hoje ao chegar no Projeto Esperança, fiz com que elas se mesclassem e parti para uma acertada atitude.
Olhando para a calçada do projeto, percebi que a pobreza visual se fazia presente no local, e resolvi mudar o seu “look”.
Mas como mudá-lo ? As doações que recebemos, nos dão exatamente o necessário para suprirmos os gastos com comida, água, luz, alugueis dos bazares, casa de apoio, comunidade terapêutica e não sobra mais NADA.
Foi neste exato momento que a frase do martelo entrou em ação. Entrei no carro e voltei para a chácara. Ali estavam meus pregos, as mudas de plantas que eu precisava. Carreguei o que achei necessário e suficiente e junto com Daniel, meu fiel caseiro, retornei ao projeto, com a caçamba repleta de mudas de plantas e ferramentas.


Ao chegarmos lá, a segunda frase ecoou em meus pensamentos. Tínhamos a fé  e a boa vontade de fazer um jardim. Mas precisávamos agir com rapidez, pois outros compromissos me esperavam. Solicitei ajuda a alguns dos meninos e eles sorridentemente se prontificaram a ajudar. Eu acabava de achar a dinamite e o trator. Trabalhamos algumas horas, e em breve tempo um novo visual compunha o local. Nos próximos dias faremos a calçada e plantaremos grama.
Meu dia foi completo. Relembrei de coisas antigas e importantes da minha vida, fizemos um jardim, troquei ideias com os meninos, e o mais importante de tudo, deixamos que sentimentos de companheirismo, ajuda e união, tomassem conta de nossos corações … 
   




Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>