GAZETA DO POVO FALA SOBRE REDUÇÃO DE CARGOS COMISSIONADOS. ESTE TAMBÉM É UM DOS GRANDES PROBLEMAS DE CAMPO MAGRO ! ( Hoje 03 postagens )


COMPARTILHE A MATÉRIA NA SUA REDE

Na postagem do dia 04-08-2011 – click aqui para rever a matéria – , falei sobre a REDUÇÃO DE CARGOS COMISSIONADOS e aumento na contratação de servidores, através de CONCURSO PÚBLICO, para que desta forma a situação de manipulação de informações e o uso do poder tendencioso do legislativo pudesse ser enfraquecido.

Leia abaixo, a reportagem de hoje (07-08-2011), da Gazeta do Povo, falando sobre esse assunto a nível Federal. A matéria retrata um dos graves problemas da nossa cidade :
” Reduzir os cargos comissionados
Dilma assumiu em janeiro com poderes sobre 21,7 mil cargos de livre nomeação. É mais que o dobro de funcionários comissionados na soma de Estados Unidos (9 mil), Alemanha (500), França (500) e Inglaterra (300). No Brasil, a escolha ainda independe de qualquer critério técnico e não precisa passar pelo aval do Poder Legislativo, como acontece nos EUA. Os cobiçados cargos de Direção e Assessoramento Superior (DAS) da União têm seis graduações, que variam entre R$ 2,1 mil e R$ 11,1 mil. Em geral, eles não são ocupados por lideranças políticas, mas por assessores próximos a elas e, não raro, por cabos eleitorais. “Reduzir o número de comissionados é possível e saudável”, diz o sociólogo Antonio Flávio Testa, que é professor e consultor da Fundação Getúlio Vargas na área de gestão de pessoas. Na semana passada, o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, defendeu a profissionalização dessas vagas. O ideal, segundo ele, é que os partidos aliados e contemplados no primeiro escalão possam indicar seus ministros e os assessores mais próximos. “O resto deve ser da burocracia, dos servidores concursados.” Para Testa, as declarações cabem mais no discurso do que na prática. “Até agora, os governos do PT têm se preocupado muito mais em ampliar e manobrar com os comissionados do que diminuí-los. Foi assim inclusive quando o Zé Dirceu era ministro”, complementa.
– 21,7 mil é o total de cargos comissionados do governo brasileiro. É mais que o dobro de EUA, Alemanha, França e Inglaterra juntos.- “


Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>