Bactérias das fezes de suínos. |
No final de fevereiro deste ano, a denúncia de poluição ambiental, que está prejudicando a cidade vizinha de Campo Largo, e os rios comuns às duas cidades, publicada na edição 1143 de 04 de fevereiro de 2011, proveniente de irregularidades ambientais na região do Morro do Palha, em Campo Magro, motivou a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Campo Largo, a realizar uma visita e inspeção no local, a qual constatou a disposição de dejetos de suínos, diretamente espalhados no solo, originários das granjas de criação, os quais estão sendo carregados pelas chuvas, diretamente para os córregos existentes nas cidades. Os dejetos atraem moscas e outros insetos prejudiciais à saúde, além de causarem um forte odor, principalmente nos dias de sol. As bactérias se ingeridas , causam doenças graves ao ser humano.
No momento da fiscalização, não foi encontrado nenhum responsável pela propriedade, pois esta é arrendada para a plantação de hortaliças, e os dejetos espalhados por toda a área, conforme foi constatada pelos fiscais.
A Prefeitura de Campo Largo, não tem autoridade para agir no local, e solicitou à Prefeitura Municipal de Campo Magro, que tomasse providências imediatas sobre o assunto, no interesse de manter a saúde e bem estar da população que vive nas imediações do Morro do Palha, assim como a preservação do meio ambiente, de acordo com a legislação vigente.
Passados mais de quatro meses, os munícipes alegam que nenhuma providência foi tomada, e que as moscas e o forte odor, só não são piores, pois o frio faz com que esses dois problemas sejam minimizados. Mas eles continuam existindo !
Quanto ao problema de preservação ambiental, outono e inverno estão passando, primavera e verão estão por vir. As providências ficarão para qual estação do ano ? De qual ano ?
Texto by Mozzilli – Campo Magro