CAMINHADA NA NATUREZA 2013 – CAMPO MAGRO


COMPARTILHE A MATÉRIA NA SUA REDE

Mozzilli sem Censura - Caminhada na Natureza 2013Campo Magro deverá fazer parte novamente do circuito “Caminhada na Natureza”, o calendário de 2013 do projeto está ganhando mais 22 circuitos, além dos 58 percursos realizados neste ano. Desenvolvido em conjunto pela Secretaria de Agricultura e do Abastecimento (Seab) e Emater Paraná, o projeto já existe há cinco anos no Estado. Além de incentivar o turismo rural, tem também colaborado para fortalecer a economia dos municípios onde acontecem as caminhadas. A abertura do calendário do próximo ano acontecerá no dia 6 de janeiro, quando será realizada a 2.ª Caminha Internacional na Natureza de Catanduvas, na região Oeste do Paraná. O circuito Roteiro da Uva terá um percurso estimado de 11 quilômetros. Para o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, o trabalho das Caminhadas na Natureza no Paraná está alcançando seus objetivos. “Além do fortalecimento da agricultura familiar, com a geração de renda complementar para os produtores rurais, os municípios ganham projeção com o incentivo para que as comunidades trabalhem também com o turismo rural”, afirma Norberto Ortigara. Neste ano, 17 mil caminhantes participaram dos 58 circuitos realizados em vários municípios do Estado. As caminhadas são praticadas em 52 países, com 7 mil circuitos e participação de 17 milhões de pessoas por ano. Os trajetos seguem normatizações internacionais feitas pela Internacionaler Volksporter Verbunder (IVV) – Federação Internacional dos Esportes Populares. O interesse dos municípios em participar do projeto tem sido crescente. “Estamos acompanhando o avanço dessas atividades. As caminhadas urbanas se integram cada vez mais junto ao meio rural e com isso o interesse em estruturar e conhecer melhor os trabalhos desenvolvidos pela agricultura familiar. Ajudamos a dinamizar várias áreas desde questões relacionadas à educação ambiental, as particularidades de cada região, como também na diversificação da economia passando pelo artesanato rural e a sua agroindústria, entre outros itens”, explica o coordenador estadual do projeto Turismo Rural, da Emater, Antônio Ricardo Milgioransa.

______________________________________________     Assine atualizações do site, recomende ou envie esta matéria a seus amigos. Click nos botões abaixo:


Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>