Nos antigos arquivos da escola, empoeirados e semi apagados pelo tempo, os documentos com idade superior à 100 anos contam parte da biografia de um conhecido nome, porém com uma desconhecida história pessoal. Você sabe quem foi e o que fez Iria Borges de Macedo ? Conheça então um pouco desse real passado. Iria Borges de Macedo, nascida em 9 de maio de 1872, iniciou sua carreira de magistério aos 18 anos de idade na Escola Isolada de Campo Magro (Reveja matéria aqui), na época ainda município de Almirante Tamandaré. Era a primeira escola aqui da cidade e funcionava em ambiente precário, pois haviam transformado um açougue desativado em sala de aula. Assim iniciou a abnegada mestra, que até hoje é recordada pelos raríssimos anciões de Campo Magro que tiveram a felicidade de conhecê-la.
Contam-se pequenos fatos que a tornaram uma mestra por excelência, pois, além de alfabetizar e ensinar as primeiras matérias como português, aritmética, geografia, história, e amor à pátria, Iria preocupou-se com o bem estar de seus alunos. Sabe-se que ela própria com os poucos recursos de uma “professorinha interiorana”, comprou e confeccionou uniformes de educação física, para seus alunos lá pelos anos de 1890. Em 1913, época em que houve um surto de gripe espanhola, a professora foi uma das vítimas, que a tornou incapaz de continuar lecionando. Deixou em seu lugar sua filha Isaura Borges. Convém ressaltar nesta postagem, que Iria Borges de Macedo, foi casada em primeira núpcia com Leopoldo Carneiro Fonseca, e desse Casamento não teve filhos. Adotou então quatro crianças que dela receberam muito amor e uma aprimorada educação. A Escola Isolada de Campo Magro hoje, Escola Campo Magro de Ensino de 1º Grau, houve há muitos anos reverenciar a memória da dedicada mestra e escolhe-la como patrona. Seu coração de fino trato e sentimentos, aliado à sua dedicação ao ensino e seu amor à Pátria, fizeram dela uma benemérita sem igual…
Em tempo : Nas nossas pesquisas NÃO encontramos fotos da professora. Solicitamos que nos sejam enviadas por e-mail caso alguém as possua. Um povo sem passado não tem um sólido futuro. Ajudem-nos à resgatá-lo ! Muito obrigado. Equipe Sem Censura.