O Coral da Solidariedade foi criado em 2000 pela empresa multinacional VOLVO e é formado por crianças e adolescentes em situação de risco acolhidos pela fundação e outras que moram na comunidade próxima à instituição, que fica aqui em Campo Magro. Atualmente, 32 crianças e adolescentes de 7 a 18 anos participam do coral que lançou um CD de músicas eruditas popular, hoje a tarde, quarta-feira-31. O repertório é eclético e vai desde músicas clássicas, de Heitor Villa-Lobos, até outras que fazem parte do folclore brasileiro. “Escolhemos músicas com ritmos e estilos representativos da cultura brasileira, do Paraná e da América Latina”, explica Andrea Carina Mengarda, coordenadora do coral. Os arranjos instrumentais das canções são exclusivos e foram compostos pelo músico Marco Aurélio Koentopp.
Os músicos profissionais que gravaram o instrumental do CD foram escolhidos por sua representatividade no cenário musical do Paraná e do Brasil, como Jorge Scheffer, Rodrigo Capistrano e Juarez Bergmann Filho entre outros. O repertório do CD é composto pelas músicas : Olha pro Céu, de Luiz Gonzaga; Canta Brasil, de Alcyr Pires e David Nasser; Peixinho do Mar/Boi da Cara Preta; Rosa Amarela, de Heitor Villa-Lobos; Se todos fossem iguais a você, de Tom Jobim e Vinícus de Moraes; País Tropical, de Jorge Ben Jor; Arroz com Leche, do folclore argentino; Ainda bem que do meu lado tem você, de Yasmin Gontijo; Soy Loco por ti América, de Gilberto Gil e Capinan; Meu Paraná, de Lapis; e Aquarela do Brasil, de Ary Barroso. Este á o segundo CD do Coral Solidariedade.
O primeiro, lançado em 2003, tinha no repertório músicas folclóricas e natalinas. A gravação do CD foi viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e patrocinado pela Volvo do Brasil. Criada em 1989, a Fundação Solidariedade é mantida por meio de doações voluntárias de funcionários da Volvo do Brasil e da Suécia, de contribuições da própria Volvo do Brasil e de recursos do Fundo da Infância e da Adolescência – FIA. Os CDs podem ser adquiridos pelo telefone 3677-1187. Já fizemos uma matéria sobre o tema, conheça a Instituição Solidariedade clicando aqui. Aconteceu está no site, a notícia que leva Campo Magro para dentro da sua casa.