Recebi vários e-mails de internautas campomagrenses, me informando que há dois meses o CAPS de Campo Magro não tem médico psiquiatra para dar continuidade ao tratamento de pacientes que faziam as suas sessões com o saudoso e competente Dr. Marco Aurélio, ex-psiquiatra do município, que trocou a nossa cidade por melhores condições de trabalho em Santa Catarina. A generalizada reclamação refere-se ao abandono clínico gerado pela NÃO CONTRATAÇÃO de outro profissional, pois além dos pacientes com consultas periódicas, alguns deles tinham sessões diárias de tratamento, com a kombi os buscando em suas residências e levando-os para casa após serem consultados.
Hoje, estão sem médico e sem transporte adequado. Relatam-me que desde a saída do ex-psquiatra, os pacientes pioraram as suas condições físicas e mentais, pois como solução paliativa, as receitas são levadas para o clínico geral, que apenas as receita de novo, o que impede que uma nova avaliação do paciente enfermo seja feita, para determinar se a dose de remédio deve ser aumentada ou diminuída segundo as reais necessidades do paciente. Citam-me como exemplo um paciente que sofreu acidente de carro, não pode pegar ônibus, foi abandonado pela kombi que o buscava, e não teve sequência em seu tratamento, levando-o à excessiva perda de peso, descontrole psíquico e retorno ao uso de sua bengala que já tinha virado passado.
Que secretaria é esta ? Isso é maneira de cuidar dos moradores que necessitam de cuidados clínicos ? Porque não contrataram outro médico ? O dinheiro desse salário vai fazer falta na campanha eleitoral ?
No CAPS existem pessoas que são competentes, profissionais e responsáveis, a exemplo disso temos a antiga funcionária da área de saúde, Sra. Silvete, que tenta de todas as formas junto com outros profissionais, arrumar meios para que o prejuízo psicológico e físico nos pacientes sejam minimizados, mas elas NÃO tem autonomia para contratar um novo médico psiquiatra. Teoricamente nossa cidade tem prefeito e secretário de saúde, mas parece-nos que suas atenções estão voltadas à outros interesses.
Estou certo ? Estou errado ? Você sabe a resposta !