49° FESTA DA BATATINHA – ENTENDA O QUE É ELA !


COMPARTILHE A MATÉRIA NA SUA REDE

As inscrições para o concurso “Rainha da Festa da Batatinha 2011 de Campo Magro”, na sua  49° versão, estão abertas. Entenda o que é essa festa e  o seu tradicional valor histórico.
A colônia Dom Pedro II situada a 10 km de Curitiba atualmente pertencente ao Município de Campo Magro, foi fundada em 1876, pelos imigrantes, na sua maioria poloneses. Foi dividida em 28 lotes, abrangendo uma área total de duzentos e vinte e seis hectares. Em 1908 fundou-se a primeira escola, a qual era particular, com o objetivo de dar instrução aos filhos dos colonos, porém somente 30 anos depois foi reconhecida e registrada na Secretaria da Educação e da Cultura. 
O principal fator de integração social desde a chegada desses imigrantes, foi a religiosidade que mantinha viva a cultura desse povo. A Igreja de Nossa Senhora da Anunciação era o centro de convivência da Colônia Dom Pedro II. Dois eventos que ocorrem até os dias de hoje, ainda se destacaram, a Festa da Nossa Senhora da Anunciação, que até hoje ocorre no domingo que precede o dia 25 de março e a Festa da Batatinha, no segundo domingo de julho. Na festa da batatinha, o dizimo era pago em produto, isto é, em batatinha, a qual era vendida para suprir as necessidades da Igreja.
Nesta festa havia uma rainha e duas princesas, que obtinham seu título vendendo votos, sendo o dinheiro destinado às despesas da Igreja. Havia também muitas procissões que até o dia de hoje ainda acontecem, pois estes imigrantes e seus descendentes ainda mantém um grande orgulho de sua fé. A tradição continua, mas a festa perdeu a maioria de seus valores agregados ao antigo costume.  Os interessados deverão pedir informações pelos telefones (41) 3677-1124/ 3677-2020.
By Mozzilli


Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>